Folha de Londrina

Por Felipão, Palmeiras busca taça

Conquista antecipada do Brasileiro, que coroaria volta por cima do treinador, pode vir esta noite

- Rafaela Cardoso Folhapress

São Paulo - Invicto no Campeonato Brasileiro desde sua chegada ao Palmeiras, o técnico Luiz Felipe Scolari, 70 anos, tem a chance de aumentar a lista de títulos no seu currículo nesta noite (21), às 21h45, quando o Alviverde recebe o América-MG, no Allianz Parque, pela 36ª rodada da competição.

Ele pode ganhar o seu sexto torneio nacional (venceu quatro vezes a Copa do Brasil e uma vez o Brasileiro) e acabar com o estigma de que pouco poderia acrescenta­r ao futebol do País atualmente.

Scolari ainda convive com a mancha na carreira de ter comandado a seleção brasileira na pior derrota do time em uma Copa do Mundo, o 7 a 1 diante da Alemanha, no Mineirão, na semifinal de 2014.

Em 2018, aceitou o convite do Palmeiras para ser o substituto de Roger Machado. Com o ex-técnico da seleção brasileira, o time bate recordes e tem nesta quarta-feira a primeira chance de terminar a rodada como campeão.

Até o momento, o clube tem a melhor marca de invencibil­idade da história do Campeonato Brasileiro desde 2003, quando o torneio começou a ser disputado no formato de pontos corridos. Já são 20 confrontos sem perder, sendo 14 vitórias e seis empates.

Para o título chegar de forma antecipada, além de vencer o time mineiro, o Palmeiras, que tem 71 pontos, também precisa torcer contra os rivais com chances de levantar a taça. O Flamengo é o segundo colocado, com 66 pontos, seguido pelo Inter, com 65. Ambos não podem ganhar seus jogos nesta quarta.

Vencer o Nacional permitirá ao Alviverde comemorar a terceira taça em sua nova arena, inaugurada há quatro anos. Desde então, a equipe foi campeã da Copa do Brasil, em 2015, e do próprio Nacional, em 2016. O clube tenta caminhar para uma hegemonia e disputa com seu principal rival, o Corinthian­s, pelo posto de maior vencedor recente. O Alvinegro venceu os Brasileiro­s de 2015 e 2017.

Desde que assinou contrato com sua principal patrocinad­ora, a Crefisa, no início de 2015, o Palmeiras teve um cresciment­o importante, que chega a ser comparado com os anos de patrocínio da Parmalat, na década de 1990, quando o time alviverde faturou vários torneios, como Campeonato Brasileiro (duas vezes), Copa do Brasil, Mercosul e Libertador­es.

Mas é preciso vencer a ansiedade para coroar a temporada, segundo afirmou Scolari após o empate contra o já rebaixado Paraná, no domingo (18), em Londrina. “Atrapalhou, principalm­ente no segundo tempo, quando nós empatamos o jogo, e depois, ansiosamen­te, começamos a não jogar futebol, a não criar situações que poderiam nos dar a vitória. Era tudo apressadin­ho. Não é assim que estamos jogando, é uma situação que vai ter que ser trabalhada durante a semana.”

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Técnico veterano busca amenizar o vexame do 7 a 1 e aumentar sua lista de títulos
Ricardo Chicarelli Técnico veterano busca amenizar o vexame do 7 a 1 e aumentar sua lista de títulos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil