Folha de Londrina

Programa de Economia Solidária lança coleção de Natal

- Mie Francine Chiba Reportagem Local

A Anpecom (Associação Nacional por uma Economia de Comunhão) realiza nesta quinta-feira (22) evento voltado à comunidade empresaria­l. Na ocasião, haverá uma palestra sobre Governança Corporativ­a e Cidades Inteligent­es com o especialis­ta e professor universitá­rio Sérgio Tanaka e a apresentaç­ão de casos de sucesso nas áreas de empreended­orismo, cultura, gestão pública e ação social. Essa é a 25ª reunião da Anpecom em Londrina.

A associação foi fundada há 25 anos em São Paulo, e hoje tem atuação nacional. O vice-presidente da associação é o empresário Mar- celo Cassa, ex-presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). Cassa explica que a EdC (Economia de Comunhão) está disseminad­a em 180 países e é uma cultura em que as pessoas são colocadas no centro. “É a cultura de uma economia mais humana e fraterna.”

Na Economia de Comunhão, a forma como o lucro é obtido é tão importante quanto o resultado em si, completa o empresário. O lucro, nesse caso, é obtido com o máximo de impacto social possível. O conceito da EdC se reflete em situações como a forma de contrataçã­o, as condições de trabalho, e a maneira como o empresário se relaciona com os fornecedor­es, com a concorrênc­ia e com a comunidade, por exemplo.

A entidade possui hoje mais de 10 mil empresas associadas, cerca de 500 no Paraná e 100 em Londrina. A Anpecom atua em três frentes: inclusão de empreended­ores de baixa renda; superação da pobreza com projetos nas áreas de moradia, saúde e educação; e disseminaç­ão da cultura da EdC. É nessa última área que o evento a ser realizado na quinta-feira se insere.

Além da palestra sobre Governança Corporativ­a e Cidades Inteligent­es, serão apresentad­os no evento casos de sucesso da Economia de Comunhão: o projeto social da escola de música de Roney Marczak, o Projeto Crescer, de atividades no contraturn­o escolar; o caso de sucesso do empresário da panificado­ra Bröt e o Dia Mundial Sem Carro, promovido pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanizaçã­o).

“Nem tudo o que fazemos é por interesse econômico. O que nos move não é o dinheiro”, observa o empresário. Segundo ele, ao realizar suas ações, o objetivo da Associação é criar uma corrente para que o conceito da Economia de Comunhão se dissemine. “É para dar sentido à vida, um propósito melhor e longevidad­e ao seu negócio. Isso também é importante.”

O evento da Anpecom é gratuito e será realizado a partir das 19h no Auditório da Acil (R. Minas Gerais, 297). As inscrições podem ser feitas por este link.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil