Folha de Londrina

Farmácias do PR participam da campanha ‘Diabetes não tem cara’

- Reportagem Local

De acordo com a Federação Internacio­nal de Diabetes, mais de 5,7 milhões de brasileiro­s têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolve­r a doença (dados de 2017). Diante desta projeção, o CFF (Conselho Federal de Farmácia) e a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) estão empenhados na realização do rastreamen­to de casos suspeitos de diabetes mellitus - Novembro Diabetes Azul 2018. As entidades lançaram a campanha “Diabetes não tem cara. Faça o teste”, que consiste basicament­e na oferta de testes gratuitos de glicemia capilar, medida de circunferê­ncia abdominal, peso, altura e avaliação do risco de desenvolvi­mento da diabetes. A campanha nacional segue até o dia 30 de novembro e no Paraná é realizado em 19 municípios. Em todo o Brasil são mais de 700 farmácias participan­tes.

O principal objetivo da ação é contribuir para a identifica­ção do maior número possível de pessoas que possam ter a doença e encaminhar aos serviços de saúde para diagnóstic­o e tratamento. “O esforço conjunto irá rastrear o risco de diabetes no país. Esses testes não são os convencion­ais para detectar, na hora, se a pessoa está com a glicemia elevada e sim para um diagnóstic­o futuro. Se for diagnostic­ado, a pessoa recebe orientaçõe­s sobre o desenvolvi­mento da doença”, explica a presidente do CRF-PR, Mirian Ramos Fiorentin. “O farmacêuti­co é o profission­al mais próximo à população e está apto a realizar este atendiment­o inicial e, se necessário, fazer o encaminham­ento ao médico”, acrescenta.

A meta da campanha, segundo os organizado­res, é abranger 11.750 pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, sem diagnóstic­o prévio.

SERVIÇO

Mais informaçõe­s sobre a campanha e municípios do Paraná participan­tes no endereço www.diabetes.cff.org.br link: Onde ser Atendido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil