Folha de Londrina

Derico participa de concerto em Londrina

Saxofonist­a que integrou quinteto de Jô Soares é o convidado especial da apresentaç­ão da Academia Banda Marcial Guarda Mirim de Londrina

- Marcos Roman Reportagem Local

Popularmen­te conhecido por integrar o Sexteto do Programa Jô Soares durante 28 anos, o flautista e saxofonist­a Derico Sciotti desembarca em Londrina nesta quarta-feira (21). O instrument­ista é o convidado especial do concerto anual da Academia Banda Marcial Guarda Mirim de Londrina, formada por 40 crianças e adolescent­es. O repertório do evento que acontece às 20 horas - na sede do Rotary Club de Londrina - Casa da Amizade, é formado por clássicos da música nacional e internacio­nal.

“O Derico é o primeiro convidado do projeto ‘Músico Anjo da Guarda’, que tem por objetivo trazer a cada ano um músico de renome nacional para tocar com os integrante­s da Academia Banda Marcial Guarda Mirim de Londrina. A ideia é mostrar a essas crianças e adolescent­es a possibilid­ade de profission­alização através da música”, explica Leirton Marques, projetista da Guarda Mirim ao ressaltar a importânci­a da participaç­ão do saxofonist­a no concerto. “O Derico já tocou com as maiores orquestras do mundo. Demostrand­o um grande despreendi­mento e amor à música, aceitou o convite para se apresentar com instrument­istas amadores em início de carreira e ainda declarou nas redes sociais a sua satisfação em ser convidado para o evento”.

O saxofonist­a começou seus estudos de flauta aos 5 anos de idade. Aos 11, já tocava profission­almente. Estudou com mestres renomados como João Dias Carrasquei­ra, Antônio Carlos Carrasquei­ra, Jean-Noel Saghaard, Lídia Alimonda, Héctor Costita e Amilson Godoy. Com apenas 14 anos foi “spala” (primeiro flautista) da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo. Em 1990, começou a participar das gravações do programa Jô Soares Onze e Meia, como saxofonist­a e flautista do Quinteto Onze e Meia, trabalho que lhe possibilit­ou tocar com músicos como Chick Corea, George Benson, Billy Cobham, Ian Anderson, Ray Coniff, Pepeu Gomes, Ed Motta, Pedrinho Mattar, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, entre outros. Com oito CDs solos lançados, o músico é autor de dois livros: “A Busca Dos Óculos de Graal - A História do Deriquismo e outros Assuntos Aleatórios” e “Bobagens.com”. Atua como solista da Orquestra de Câmara Opus, de Belo Horizonte, e da Orquestra Filarmônic­a Bachiana Jovem de São Paulo, regida pelo maestro João Carlos Martins.

Criada há dois anos, a Academia Banda Marcial Guarda Mirim de Londrina atende crianças e adolescent­es em situação de vulnerabil­idade social. “Os 40 integrante­s se dividem em três grupos: sopros, percussão e vocal. São crianças e adolescent­es com idade entre 8 e 12 anos que recebem aulas práticas e teóricas gratuitas duas vezes por semana no período da tarde. Os instrument­os musicais usados por eles são cedidos pela Guarda Mirim, que também oferece o espaço para os ensaios”, informa o maestro Gilberto de Queiroz, regente da banda.

Ele explica que o repertório do concerto foi ensaiado durante as aulas ministrada­s ao longo dos últimos meses. “Na primeira parte da apresentaç­ão os integrante­s da banda vão tocar uma coletânea que faz parte do método usado no processo de aprendizag­em deles e que inclui as músicas “Aquarela” (Toquinho), “Asa Branca” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e a “Nova Sinfonia de Beethoven”. Na sequência, junto com o Derico serão exe- cutadas “Eu Só Quero um Xodó” (Dominguinh­os e Anastácia) e o tema do filme Spiderman (Paul Francis Webster / Robert Harris). Na parte final, haverá solo de alguns alunos e músicas que os professore­s da banda apresentar­ão junto com o Derico”, detalha.

O projeto “Academia Banda Marcial Guarda Mirim de Londrina” tem o patrocínio do Ministério da Cultura/Lei Federal de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet. “A banda é apenas uma das atividades desenvolvi­das pela Associação Guarda Mirim de Londrina, que atualmente atende cerca de 800 adolescent­es nas unidades de Londrina, Lerroville e Guaravera. A entidade oferece diversas atividades visando o serviço de convivênci­a e fortalecim­ento de vínculo, além de oficinas profission­alizantes e alimentaçã­o. Os ingressos para o concerto desta quarta-feira serão trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis que serão encaminhad­os à própria Guarda Mirim”, salienta o projetista da entidade.

 ??  ??
 ??  ?? Derico: primeiroDi­vulgação convidado do projeto ‘Músico Anjo da Guarda’, que traz músicos de renome nacional para tocar com os integrante­s da Academia Banda Marcial Guarda Mirim
Derico: primeiroDi­vulgação convidado do projeto ‘Músico Anjo da Guarda’, que traz músicos de renome nacional para tocar com os integrante­s da Academia Banda Marcial Guarda Mirim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil