Folha de Londrina

LEC joga para evitar pior campanha

Time precisa vencer Guarani para terminar Série B em sexto e igualar 2016, quando voltou à divisão

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Mesmo só cumprindo tabela na última rodada, o Londrina ainda tem um objetivo no confronto contra o Guarani, no sábado (24), em Campinas: buscar uma vitória para não terminar com a pior campanha desde que voltou à Série B, há dois anos.

Em oitavo lugar, com 55 pontos, o LEC pode fechar a competição em sexto lugar, repetindo a performanc­e de 2016. Para isso, o time precisa vencer o Bugre e torcer por tropeços de Atlético Goianiense e Vila Nova, que somam 56 pontos.

Na sua primeira temporada na Série B após ausência de 12 anos, o Alvicelest­e surpreende­u a todos e fechou o campeonato em sexto lugar em 2016, com 60 pontos. A campanha teve 16 vitórias, 12 empates e dez derrotas, um aproveitam­ento de 52%.

No ano passado, o clube foi além e terminou em quinto lugar, a dois pontos do acesso. Após 38 rodadas, o Tubarão somou 62 pontos, com 18 vitórias, oito empates e 12 derrotas. Conquistou 54% dos pontos disputados.

Nesta temporada, o time também reagiu no returno, mas os números são inferiores. Após 37 rodadas, são 15 vitórias, dez empates e 12 derrotas. Mesmo que ganhe no Brinco de Ouro da Princesa e chegue aos 58 pontos, terá a menor pontuação dos três anos e também o pior aproveitam­ento: 50,8%. O consolo seria igualar a sexta posição de 2016.

“Acredito que isso é um motivo de orgulho pelo trabalho realizado. Pela terceira vez consecutiv­a, o Londrina está na lista dos dez primeiros e no topo da lista dos dez. Depois do quarto colocado, nós fomos o segundo, o primeiro e podemos terminar novamente em segundo ou terceiro”, frisou o executivo de futebol Ocimar Bolicenho.

Para o dirigente, o Londrina tem conseguido campanhas mais vitoriosas e consistent­es do que muitos clubes com grande tradição no futebol brasileiro. “Temos vários exemplos de equipes que permanecer­am muito mais de três anos na Série B. E o Londrina, após três anos, tem uma boa perspectiv­a em um prazo curto de ascender à Série A”, afirmou.

O técnico Roberto Fonseca, que assumiu a equipe na primeira rodada do segundo turno, ressaltou que, apesar do clube não ter conseguido o objetivo principal, ele sai satisfeito com o trabalho que foi implementa­do.

“Eu tinha um desejo muito grande de retornar ao Londrina e a alegria também é grande pelo o que a gente realizou. Inclusive, melhor do que eu tinha imaginado, já que na minha chegada a desconfian­ça era enorme. Chegamos muito perto do êxito total, conseguimo­s muitas coisas aqui e devolvemos a alegria do torcedor”, apontou Fonseca.

Para a partida em Campinas, o LEC terá um time bastante modificado, já que alguns titulares, como Dagoberto, Dirceu, Germano e Felipe Marques, não estarão em campo. O Guarani é o nono colocado, com 51 pontos, e, mesmo que vença, não ameaça a oitava posição do Alvicelest­e.

 ?? Marcos Zanutto/18-11-2017 ?? Quinto lugar em 2017 foi a melhor colocação do Tubarão no campeonato desde o retorno à Segundona
Marcos Zanutto/18-11-2017 Quinto lugar em 2017 foi a melhor colocação do Tubarão no campeonato desde o retorno à Segundona
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil