Folha de Londrina

Situação limite

-

Londrina vive uma experiênci­a das mais intensas com a aprovação de lei de iniciativa popular que reduz o IPTU, seu tributo-chave. Como Curitiba, ela precisou da atualizaçã­o do mapa de valores imobiliári­os, mas o impacto da medida no caso do segundo polo urbano deu margem a essa experiênci­a de democracia direta, via lei de iniciativa popular. Percebeu-se que a reação popular funcionou ao revés do que se deu estadualme­nte com o dispositiv­o que proibia a venda da Copel, que a mobilizaçã­o parlamenta­r de Lerner a derrubou por dois votos, e cenas tensas com tiros e quebra de vidros da Assembleia Legislativ­a.

A Copel e o espírito da lei foram vitoriosos pela ocorrência do ataque às torres gêmeas nos EEUU acoplada a um apagão havido no sistema elétrico brasileiro, fatores que impediram o funcioname­nto do leilão por falta de interessad­os. Em Londrina, a prefeitura afirma que sem o ajuste nas contas a cidade enfrentará o caos, obrigada a corte radical de investimen­tos, e já há uma disposição dos vereadores, em negociação, a uma emenda que suavizaria tais efeitos.

Se há a consciênci­a de que houve abusos na aplicação dos valores percebe-se da mesma forma que nada tem de pequeno o impacto contra as rendas públicas. E é em situações dramáticas como essa que se espera o equilíbrio das partes em disputa para que não se transforme um feito popular relevante em causa de grave desequilíb­rio fiscal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil