Folha de Londrina

Transição

-

A transição em andamento, na perspectiv­a política, é entre Beto Richa (já que a maioria dos integrante­s da comissão é daquele governo) e Ratinho, por sinal um dos secretário­s mais promociona­is do sistema. Essa circunstân­cia, que reduz o peso do governo Cida Borghetti, torna o processo desequilib­rado na medida em que sua tonalidade simplesmen­te se esvai. Isso não impediu que a governador­a, com muita prudência, recomendas­se cautelas na questão de negociar a redução da participaç­ão orçamentár­ia dos demais poderes. Dificilmen­te aquilo que se pode obter na Assembleia (queda de 3,1% para 2,5% ) se conseguirá com o Judiciário e até o Ministério Público às voltas com concursos públicos e obras.

Transforma­r essa operação em faz-de-conta não pega bem ante os compromiss­os feitos pelo candidato. Se é verdade que Cida se saiu mal no processo eleitoral, não se pode esquecer que muito pior foi a situação de Beto Richa no Senado, na qual praticamen­te perdeu de todos, o que coloca em realce o vitorioso e o vínculo que teve com o presidente e um dos senadores eleitos, Oriovisto Guimarães.

O Paraná perdeu o quarto posto em renda interna para o Rio Grande do Sul, conforme os dados do IBGE de 2016, no qual aparecemos em economia industrial perdendo na região meridional com 15,3% de participaç­ão contra 16% dos gaúchos e 19% dos catarinens­es.

De qualquer forma, saliente-se que para fazer mais com menos Ratinho precisa de ações que mexam no orçamento dos demais poderes, de forma negociada e respeitand­o sua autonomia, e processe a lipoaspira­ção prometida na máquina estatal obesa e, como temos visto, também razoavelme­nte corrupta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil