Folha de Londrina

Discussões para chapa única de reeleição de Traiano avançam

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

As articulaçõ­es visando à eleição na AL (Assembleia Legislativ­a) do Paraná, que ocorrem em fevereiro de 2019, continuam. Ao menos quatro candidatos estão no páreo: Ademar Traiano (PSDB), que é o atual presidente; Luiz Cláudio Romanelli (PSB); Delegado Francischi­ni (PSL) e Guto Silva (PSD). Hoje, porém, quem aparece com mais chances é o tucano, que vê possibilid­ades de construir uma chapa “consenso” entre os pares.

Membro da equipe de transição do governador eleito, Ratinho Junior (PSD), Guto é apontado como futuro chefe da Casa Civil. Romanelli disse que gostaria muito de assumir o posto, no entanto, sabe que o apoio do chefe do Executivo costuma ser fator de peso. Já Francischi­ni, apesar dos mais de 400 mil votos e de ser “dono” da futura maior bancada, de oito integrante­s, enfrenta resistênci­a, muito por conta do desgaste gerado quando era secretário de Segurança de Beto Richa (PSDB).

Nos bastidores, o que se comenta é que Traiano leva vantagem por estar à frente da AL nos últimos dois mandatos e também por ter declarado apoio público a Ratinho ainda no primeiro turno. Seu partido, o PSDB, fazia parte da coligação da então candidata à reeleição, Cida Borghetti (PP). “O processo de eleição é de articulaçã­o permanente. Aqui é uma Casa onde você tem de conversar a cada minuto. Não é apenas a candidatur­a. É uma chapa. Uma vez composta, dificilmen­te se compõe outra”, disse.

“Não posso de forma alguma tirar o direito do deputado Francischi­ni, que foi muito bem votado, é um bom nome, grande líder, de participar do processo. Mas vou buscar de todas as formas um entendimen­to. Vou tentar construir com o próprio Francischi­ni, para que tenhamos uma situação pacificada aqui dentro. Esse é o meu desejo”, completou Traiano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil