Folha de Londrina

Ocupação na região começou em 1974

- ( V.O.)

O córrego Carambeí fica ao lado dos jardins Nova Conquista, Kobayashi e Morar Melhor (zona leste de Londrina). A ocupação do Nova Conquista iniciou de maneira irregular em 1974, foi urbanizada em 1989 e só foi regulariza­da em 2002. O Morar Melhor foi urbanizado em 1997 e no jardim Kobayashi esse processo aconteceu no ano 2000. Antes da urbanizaçã­o as famílias viviam em situação precária, em condições sociais ruins e problemas graves de saúde. No ano 2000 a então AMA (Autarquia de Meio ambiente) realizou uma pesquisa e verificou que na região havia muito desmatamen­to, lixo, entulho, assoreamen­to, galerias de águas pluviais parcialmen­te entupidas, poluição hídrica.

Na época havia criação de galinhas, cavalos, porcos e cabritos soltos na área. Para se ter ideia, naquele ano, cerca de 15% dos moradores do Nova Conquista consumiam a água do córrego. Boa parte das casas possuíam fossas sépticas. A aposentada Anita Alves da Silva, 83, mora há 45 anos no local. “Eu fui a fundadora daqui. Aqui era tudo brejo. Não tinha nada e ninguém além de mim. A gente usava a mina d’água até o dia em que a prefeitura jogou entulho e aterrou tudo.”

Em agosto do ano 2000 o governo federal repassou R$ 100 mil, a fundo perdido, para reurbaniza­ção da área, segundo informaçõe­s divulgadas na época. Com estes recursos a prefeitura deveria revitaliza­r totalmente o espaço, dotando a área de cancha poliesport­iva, campo de futebol, pistas para caminhada, replantio de árvores frutíferas e nativas. A cancha esportiva ficou pronta há apenas um ano. As pistas de caminhada ainda não existem. A maior parte das árvores plantadas na época não sobreviver­am. O projeto também previa a recuperaçã­o do córrego, evitando que o esgoto residencia­l e industrial fossem despejados ali.

A moradora do Nova Conquista Maria do Socorro Silva Cruz não testemunho­u essa transição, porque é moradora do bairro há apenas nove anos. Mesmo assim, quando se mudou para lá, viu que o entorno do bairro estava muito feio. “Tinha muito lixo e entulho no local. Agora está dando uma melhorada. As pessoas do bairro dizem que tem projeto para pista de caminhada. Com certeza vai ser bom se implantare­m isso”, declarou.

A dona de casa Valquíria da Silva também mora nas proximidad­es e achou a atitude da Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, que realizou o plantio de mudas de árvores, muito bonita. “Agora a gente consegue fazer piquenique no gramado. Antes era tudo muito sujo e tinha muito carrapato por causa dos cavalos que ficavam soltos aqui”, destacou.

Mas o local continua em um local crítico porque fica ao lado do atual PEV (Ponto de Entrega Voluntária) e aqueles que não conseguem lançar o entulho por lá acabam descarrega­ndo o material no fundo de vale.

“Aqui era tudo brejo. Não tinha nada e ninguém além de mim”

 ??  ?? O córrego Carambeí fica próximo aos jardins Nova Conquista, Kobayashi e Morar Melhor
O córrego Carambeí fica próximo aos jardins Nova Conquista, Kobayashi e Morar Melhor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil