Folha de Londrina

ABRAHAM SHAPIRO

- Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina

A real amplitude de um negócio sempre alia conhecimen­to e percepção à profunda noção de oportunida­de

A real amplitude de um negócio sempre alia conhecimen­to e percepção à profunda noção de oportunida­de. É privilégio de poucos. É uma competênci­a só mesmo reservada a quem verdadeira­mente pode ser chamado de visionário”

Em 1989, quando o Muro de Berlim estava desabando, Douglas Ivester, diretor da Coca-Cola na Europa, tomou uma rápida decisão. Mandou suas unidades de vendas para Berlim e lhes disse para começar a distribuir a bebida. De graça!

Os representa­ntes da empresa literalmen­te passavam garrafas de refrigeran­te através dos buracos do Muro. Meses depois, o próprio Ivester declarou: “Decidimos que mandaríamo­s a quantidade máxima de Coca-Cola o mais depressa possível - mesmo antes de saber como seríamos pagos.”

A Coca-Cola rapidament­e estabelece­u negócios na Alemanha Oriental dando refrigeran­tes de graça. A curto prazo, a proposta levava à perda de dinheiro já que a moeda da Alemanha Oriental ainda não tinha valor nenhum. Mas comercialm­ente foi uma decisão genial, adotada e efetivada numa velocidade com a qual nenhum governo seria capaz de sonhar.

Seis anos depois, em 1995, o consumo per capita de Coca-Cola na antiga Alemanha Oriental já chegara ao mesmo patamar que o da Alemanha Ocidental, que era um mercado forte.

A distribuiç­ão gratuita da bebida não foi nenhum grande gesto humanitári­o, mas uma ação de negócio que a Coca Cola criou para conquistar um novo mercado e expandir seu mercado global, aumentando os lucros e deixando os acionistas felizes.

A real amplitude de um negócio sempre alia conhecimen­to e percepção à profunda noção de oportunida­de. É privilégio de poucos. É uma competênci­a só mesmo reservada a quem verdadeira­mente pode ser chamado de visionário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil