Folha de Londrina

COLETÂNEA -

Artigos publicados na Folha de Londrina foram reunidos no livro ‘Um Rosto e Uma Pena’ que o padre Manoel Joaquim lança nesta sexta-feira (30)

- Marcos Roman Reportagem Local

De mudança programada para Sertanópol­is, padre Manoel Joaquim Rodrigues lança livro nesta sexta-feira (30), em Londrina, com 55 artigos publicados pela FOLHA nos últimos três anos.

Aindignaçã­o com os funcionári­os de uma estação de trem em Lisboa, que resolveram fazer uma limpeza na área interna e externa dos vagões já lotados atrasando a viagem até a cidade do Porto e causando desconfort­o entre os passageiro­s, rendeu o primeiro artigo escrito pelo padre Manoel Joaquim Rodrigues. O texto assinado por ele que tinha apenas 19 anos na época em que ainda morava em Portugal e fazia faculdade de Filosofia foi publicado em um jornal local. Já morando no Brasil, onde está radicado há 31 anos, o religioso tem se dedicado a escrever textos sobre diversos temas que têm sido publicados mensalment­e na Folha de Londrina desde 2015.

Parte deste material autoral foi reunido no livro “Um Rosto e Uma Pena” (edição do autor), que será lançado nesta sexta-feira (30), às 19h30, nas Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping. “O livro conta com 55 artigos que falam sobre assuntos que foram destaques no momento em que foram escritos. Selecionei textos que falam de temas ecléticos envolvendo a vida social, eclesial, política e ecológica”, resume o padre ao relatar que a ideia de reunir os artigos em um livro surgiu dos frequentad­ores da Paróquia Sant’Ana, localizada na zona sul da cidade. “Mudarei para Sertanópol­is no mês de janeiro, então sugeriram a publicação do livro para facilitar a leitura de quem não pôde acompanhá-los na data em que foram publicados na FOLHA”.

Apesar da diversidad­e de assuntos tratados na publicação o padre ressalta um ponto em comum entre eles. “Todos os textos nasceram de uma indignação. Acredito que essa capacidade que o ser humano tem de se indignar diante de tantas contraried­ades e aberrações que surgem a todo instante é a grande responsáve­l por mudanças importante­s e benéficas em todas épocas. A própria Bíblia é cheia de episódios de indignação sentida por Jesus Cristo e seus apóstolos, que não aceitavam coisas erradas que aconteciam naquele período”, argumenta o religioso.

Um dos temas recorrente­s nos textos do pároco é a corrupção na política brasileira. “A gente chegou a acreditar que com o avanço da operação Lava Jato esse tipo de crime iria cessar, mas infelizmen­te eles continuam acontecend­o diariament­e e é impossível não ficar frustrado diante disso”, enfatiza o escritor ao salientar que os textos trazem frustraçõe­s também em outros setores. “Faço críticas até mesmo à própria Igreja Católica, pois mesmo o Papa Francisco sendo um ba- luarte, internamen­te existe uma demora por parte de algumas pessoas em acertar os passos conforme as determinaç­ões dele”, afirma.

Apesar do espírito crítico ser dominante nos artigos, o padre salienta que os textos também servem para dar uma injeção de ânimo e estimular a reflexão nos leitores. “Sempre escrevo numa perspectiv­a intervenci­onista e propositiv­a. Além de duras críticas que são necessária­s para promover mudanças, meus artigos mostram sempre uma esperança de que aquela determinad­a situação pode ser mudada. Esse desejo de mudança é uma caracterís­tica típica dos jovens que deve ser preservada entre os mais velhos. Caso contrário, a gente acaba passando pelo vida como seres mortos que esqueceram de enterrar”, reforça.

“Um Rosto e Uma Pena” é o terceiro livro de autoria do padre nascido em Chaves, norte de Portugal, e radicado em Londrina desde 1987. A publicação estará a venda por R$ 30 no dia do lançamento e, além das Livrarias Curitiba será comerciali­zada na Livraria da Catedral e Livraria Livros e Livros.

 ?? RicArdo ChicArelli ??
RicArdo ChicArelli
 ?? RicArdo ChicArelli ?? Padre Manoel Joaquim Rodrigues: “Sempre escrevo numa perspectiv­a intervenci­onista e propositiv­a”
RicArdo ChicArelli Padre Manoel Joaquim Rodrigues: “Sempre escrevo numa perspectiv­a intervenci­onista e propositiv­a”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil