Folha de Londrina

Enxugar é complicado

-

Bolsonaro confessa que já perdeu a guerra da lipoaspira­ção ministeria­l, pois eles já passaram dos 15, tido como parâmetro. Ratinho Júnior está empenhado em igual objetivo embora não tenha fixado um número e também terá dificuldad­es para fazê-lo. Entre as dificuldad­es há o ajuste de forças e o fator governabil­idade.

Muitas coisas poderão no caso da União esbarrar no veto das bancadas, que é o filtro adotado em prejuízo dos partidos, mas buscando expressão política nos grupos temáticos, algo que definia o quadro que desaguou na ruptura de 1964, tempo em que pela radicaliza­ção as frentes tinham densidade dominante entre a Ação Democrátic­a, de traço liberal e anti-Jango, e a Frente Parlamenta­r Nacionalis­ta. Mesmo com um dos ministério­s mais bem formados, o governo caiu.

O cenário de hoje é botar abaixo toda a padronagem estabeleci­da, derrubar tabus e ainda preceitos sistêmicos das últimas décadas e que de Itamar Franco para cá prevalecer­am. Há quem veja o caos já que esse consenso se firmou na mais longa tradição democrátic­a posta sob choque nos agitos de rua de 2013 acionados por uma pendência em torno de tarifas de ônibus como singelo pretexto e que, aprofundad­a, levou ao impeachmen­t de Dilma, posto que sua derrota em Minas Gerais tenha mais validade democrátic­a e talvez uma correção no ato judicial que preservou seus direitos políticos.

Ratinho inovou ao aproveitar um parlamenta­r não eleito para ser o seu líder, ora recuperand­o seu posto com a designação de deputados para a composição do governo e confia nos bons resultados da transição que conta com a governador­a Cida Borghetti, que esteve nesta quarta (28) em Brasília com o futuro presidente, tratando de interesses da região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil