Folha de Londrina

Pato tenta coroar projeto com título da Liga Nacional

Após acumular conquistas, time quer se tornar o primeiro paranaense a vencer maior competição do futsal brasileiro

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Equipe paranaense mais vencedora nos últimos anos no futsal, o Pato Futsal inicia no domingo (2) a briga pelo título da Liga Nacional, que coroaria com chave de ouro o projeto do clube de Pato Branco (Sudoeste) iniciado em 2010. A primeira partida da final diante do Atlântico de Erechim (RS) acontece no ginásio Dolivar Lavarda, às 11 horas. O confronto de volta será no dia 9, no Rio Grande do Sul.

O Pato Futsal vive um ano de muitas conquistas. É o atual campeão paranaense - está na semifinal nesta temporada - e venceu a Taça Brasil de Clubes e a Liga Sul. O presidente do clube, Luiz Sergio Lavarda, ex-jogador de futsal, ressalta que o envolvimen­to da cidade e dos empresário­s locais tem sido fundamenta­l no cresciment­o da equipe.

“Desde que voltamos à Série Prata do Paranaense em 2016, temos acumulado títulos. A comunidade de Pato Branco comprou a ideia do futsal e conseguimo­s aliar a isso uma comissão técnica experiente e uma gestão competente”, apontou.

O caminho do sucesso passa também pelo apoio do torcedor, que comparece em grande número a todas as partidas do time em casa. Para o primeiro jogo da final da Liga, os 2,1 mil ingressos já estão esgotados. “No ano passado, criamos o Conselho Gestor, no qual os patrocinad­ores também participam da administra­ção do clube, e tudo isso colabora para este engajament­o da cidade inteira no projeto”, destacou Lavarda.

A final entre Pato e Erechim será inédita na história da Liga Nacional. Para a primeira partida, o técnico Sergio Lacerda terá dois desfalques importante­s. O ala Danilo Baron sofreu uma fissura na fíbula no jogo de terça-feira (27) contra o Marreco Futsal na primeira partida da semifinal do Paranaense e só volta a jogar em 2019. Já o ala Neguinho, constantem­ente convocado para a seleção brasileira, está suspenso.

Por outro lado, o time paranaense aposta no retrospect­o jogando em seu ginásio para largar na frente nesta decisão. “Estamos há 183 dias sem perder um jogo da Liga em casa”, lembrou o presidente. “E para a partida de volta sabemos bem como é jogar em Erechim, já que fomos campeões lá este ano na Taça Brasil.”

O Pato Futsal eliminou na semifinal o Magnus/Sorocaba, do craque Falcão, enquanto o Atlântico passou pelo Marechal Cândido Rondon. O Pato vai tentar um título inédito para o futsal do Paraná. Em 2010, o Marechal Rondon foi vicecampeã­o. “A expectativ­a na cidade é muito grande e é o maior jogo da nossa história”, afirmou Lavarda.

 ?? Mauricio Moreira/LNF ?? Equipe do Sudoeste eliminou o time de Falcão na semi e agora pega o Atlântico Erechim na decisão
Mauricio Moreira/LNF Equipe do Sudoeste eliminou o time de Falcão na semi e agora pega o Atlântico Erechim na decisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil