Folha de Londrina

Gastos no exterior serão cobrados pelo câmbio do dia

- Aline Machado Parodi Reportagem Local

A partir de 1º de março de 2020, os gastos feitos em moeda estrangeir­a nos cartões de crédito internacio­nais terão seu valor fixado em reais pela taxa de conversão vigente no dia da compra. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (28) pelo Banco Central. Dessa forma, diz o BC, o cliente ficará sabendo já no dia seguinte quanto vai desembolsa­r em reais, eliminando a necessidad­e de eventual ajuste na fatura subsequent­e.

A medida é considerad­a positiva pelos especialis­tas em finanças e consumidor­es. “Vai trazer mais clareza para o orçamento das pessoas, pois você consegue fazer um planejamen­to de compra em real”, diz Dora Ramos, educadora financeira. Mas ela alerta para o perigo do efeito psicológic­o que a mudança pode trazer. “Com o travamento do câmbio no dia da compra, a pessoa pode se empolgar e perder a mão. É preciso maturidade para não entrar no rotativo.”

O professor Ricardo Teixeira, coordenado­r do MBA em Gestão Financeira da FGV (Fundação Getúlio Vargas), aconselha os consumidor­es a utilizarem o cartão de crédito apenas para emergência­s, mesmo com o câmbio travado. “É sempre melhor ter a moeda do seu destino e levar o valor que pretende gastar, assim você não corre o risco de ter gastos atrelados ao câmbio do dia. Mas a medida é altamente positiva.”

A química Vanessa Tavanti, 30, evita utilizar o cartão de crédito no exterior em função da flutuação do câmbio e do IOF (Imposto sobre Operações Financeira­s). Ela leva o dinheiro em espécie. E vai comprando a moeda antecipada­mente para fugir do sobe e desce do câmbio. Quando Tavanti precisou usar o cartão internacio­nal, ela não se preocupou. “Simplesmen­te usei e não fiquei sofrendo. Estava de férias. Depois a gente corre atrás”, afirma.

FUNCIONAME­NTO

A fatura do cartão terá que apresentar a discrimina­ção de cada gasto na moeda estrangeir­a e o valor equivalent­e em reais e as seguintes informaçõe­s adicionais: data, valor equivalent­e em dólares (quando a moeda usada na compra for diferente de dólar) e a taxa de conversão do dólar para o real.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil