Folha de Londrina

Saúde realiza Dia D de Combate à Dengue

Atividades serão realizadas em frente à UBS do Cafezal, na zona sul de Londrina

- Reportagem Local

Asecretari­a municipal de Saúde promove o “Dia D de Combate à Dengue” nesta sexta-feira (30), das 8h às 13h30, na avenida Abraham Lincoln, em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde) do jardim Cafezal (zona sul de Londrina). No local, será montada uma exposição de diversas endemias, entre elas do Aedes aegypti, mosquito transmisso­r da dengue e outras doenças. O objetivo é informar a população sobre a maneira correta de prevenir a proliferaç­ão do mosquito e de outros vetores.

A iniciativa terá a participaç­ão de agentes de Endemias e Comunitári­os de Saúde. Na ocasião, será levado o larvário, que expõe o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, além da maquete, que demonstra o quintal certo e o errado, no que diz respeito a prevenção da proliferaç­ão do mosquito.

A população também terá acesso ao mostruário do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, o caramujo africano, que pode ocasionar doenças como meningite, o caramujo da esquistoss­omose e o escorpião. Serão passadas ainda informaçõe­s sobre a leishmanio­se e os agentes de endemias também levarão materiais lúdicos, que simbolizam alguns criadouros do mosquito, como tampinhas, garrafas e sacos plásticos.

A Saúde será responsáve­l também por outra exposição de endemias nesta quinta-feira (29), das 9 às 11h, na Feira Cultural Cepa São Jorge, na rua Manoel Cardoso, em frente ao número 155, no jardim São Jorge, zona norte. A ação visa atingir os alunos e a comunidade, conscienti­zando a população sobre a presença do Aedes aegypti no bairro e a importânci­a do combate ao vetor.

NÚMEROS

A secretaria municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (28), o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Desde o início do ano foram registrada­s 2.552 notificaçõ­es relacionad­as à doença. Deste total, 33 casos foram confirmado­s, 2.279 descartado­s e outros 240 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratori­ais.

ESTADO

Dados parciais apontam que, de 331 municípios do Paraná, 140 (35%) cidades apresentam nível satisfatór­io de infestação pelo mosquito, 141 (35,5%) estão em alerta e 48 (12%) municípios estão em nível de risco. De todo Estado, a região Noroeste é a que apresenta os maiores números, com 64 municípios em alerta e 26 em risco de epidemia, devido ao elevado índice de infestação do mosquito. As informaçõe­s foram divulgadas pela secretaria estadual de Saúde, no último dia 23, em Maringá (Noroeste), durante o lançamento da “Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti”. Trata-se de um movimento de articulaçã­o de ações em todos os municípios do Paraná contra a proliferaç­ão do mosquito.

“É fundamenta­l o monitorame­nto permanente da infestação pelo Aedes para evitar epidemias no Paraná. A semana estadual é apenas uma mobilizaçã­o simbólica, o controle das doenças transmitid­as por mosquitos depende de comprometi­mento de toda sociedade durante todo o ano”, destacou na ocasião o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A coordenado­ra de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, ressalta que os cuidados de prevenção devem ser feitos de forma contínua. “Entre os cuidados preventivo­s estão evitar o acúmulo de lixo e entulhos, deixar sacolas e recipiente­s com lixo fechados, manter as caixas d’água sempre vedadas, remover a sujeira das calhas e ralos, verificar bandejas de ar-condiciona­do e geladeiras, mantendo-as limpas e sem água, e manter vasos sanitários sem uso fechados”, orienta.

“É fundamenta­l o monitorame­nto permanente da infestação pelo Aedes para evitar epidemias no Paraná”

 ?? Saulo Ohara/22-10-2018 ?? Objetivo da ação em Londrina é informar a população sobre a maneira correta de prevenir a proliferaç­ão do mosquito Aedes aegypti
Saulo Ohara/22-10-2018 Objetivo da ação em Londrina é informar a população sobre a maneira correta de prevenir a proliferaç­ão do mosquito Aedes aegypti

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil