Folha de Londrina

PF abre inquérito para investigar Paulo Guedes

- Fábio Fabrini

Brasília - A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, por supostas fraudes em negócios com fundos de pensão patrocinad­os por estatais.

A investigaç­ão decorre de pedido feito em outubro pelo Ministério Público Federal em Brasília, que também abriu procedimen­to preliminar a respeito, com base em irregulari­dades apontadas pela Previc (Superinten­dência Nacional de Previdênci­a Complement­ar).

A PF vai apurar se Guedes cometeu os crimes de gestão fraudulent­a ou temerária ao captar, por meio de um fundo de investimen­tos, recursos de sete entidades de previdênci­a complement­ar de empregados de empresas públicas. Também será averiguada a hipótese de emissão e negociação de títulos sem lastros ou garantias suficiente­s.

Procurada pela reportagem, a defesa de Guedes disse que “reafirma a lisura de todas as operações do fundo que, diga-se de passagem, deu lucro aos cotistas, incluindo os fundos de pensão”.

“Espera também que a investigaç­ão - agora corretamen­te conduzida no âmbito da Polícia Federal - apure as incoerênci­as do relatório irregular produzido na Previc”, afirmou.

Além do futuro ministro de Jair Bolsonaro, são alvo da apuração os administra­dores das entidades de previdênci­a complement­ar.

Em seis anos, Guedes captou R$ 1 bilhão de fundos de pensão geridos por apadrinhad­os do PT e do PMDB. Entre eles, estão Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras), Funcef (Caixa) e Postalis (Correios), além do BNDESPar -braço de investimen­tos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social).

A PF já requisitou relatórios da Previc que embasam as suspeitas. O inquérito foi remetido à Justiça Federal em Brasília, com pedido para que tramite em sigilo. Guedes deve ser intimado a depor.

No Procurador­ia, que também investiga o caso, o depoimento do futuro ministro está previsto para a próxima quarta (5). Será a primeira vez em que ele falará a investigad­ores sobre as suspeitas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil