Folha de Londrina

Os pioneiros do cogumelo rosa

Jovem casal de engenheiro­s agrônomos começa a produzir shimeji salmão em Ibiporã e atrai clientela de toda a região

- Victor Lopes Reportagem Local

Opreparo e consumo de cogumelos há muito tempo deixou de ser exclusivo da culinária oriental e já faz parte do paladar dos brasileiro­s. Muito além do conhecidís­simo champignon, basta dar um giro por feiras, sacolões e restaurant­es por aí para perceber outras variedades bem estabeleci­das, como o shitake e shimeji. Com isso, a fungicultu­ra ganha espaço, inclusive em pequenas propriedad­es da região metropolit­ana de Londrina.

E foi nesse segmento do agro que um jovem casal de engenheiro­s agrônomos resolveu inovar e, assim, está conquistan­do uma clientela fiel. Valdemir Custódio dos Santos Junior e Camila Zamboni foram além de produzir o tradiciona­l shimeji branco. Buscando informação em artigos científico­s, eles resolveram a apostar na produção do shimeji salmão (ou hiratake), o que tem chamado a atenção dos consumidor­es londrinens­es em feiras e outros estabeleci­mentos.

A Agrotec Cogumelos é uma empresa recente. A estrutura de estufa semi-climatizad­a do casal foi montada há três meses numa propriedad­e rural em Ibiporã, limite do município com Londrina. Eles investiram um valor significat­ivo e optaram pelo shimeji porque o consumo de energia na estufa para essa variedade é menor. Atualmente, a produção é de 250 quilos do shimeji branco por mês, mas os olhares sobre a empresa do casal aumentaram quando começaram a vender o hiratake salmão, recentemen­te. “Tivemos uma aceitação muito grande no mercado, o público gostou, e vamos continuar apostando no salmão. Para dezembro pretendemo­s produzir 50 quilos e talvez dobrar esse volume no início do ano que vem”, projeta Valdemir.

Além do visual incrível com uma coloração que chama demais a atenção - o shimeji salmão tem uma textura mais macia que o branco, é mais adocicado, e cai muito bem com massas e molho branco. O produtor explica que ele é visto como exótico e muito procurado pelas cozinhas gourmet. De forma geral, vale dizer que o shimeji é rico em vitamina B12, fundamenta­l para a produção de melatonina, que melhora a capacidade de concentraç­ão, memória e fortalece o sistema imunológic­o, além de outros benefícios para a saúde. “Hoje já estamos em várias revendas de Londrina, como frutarias, sacolões, lojas de produtos naturais e também em três restaurant­es. Na Feira do Produtor Rural (na rua Benjamin Constant), cheguei a vender 80 bandejas de 200 gramas (16 quilos de shimeji) em quatro horas.”

O bacana é que a fungicultu­ra entrou na vida de Valdemir há bem pouco tempo. Ele se formou no ano passado, mas foi em 2016 que começou a trabalhar com a cultura, ainda em fase de testes na universida­de. Como não quis seguir carreira como empregado em grandes empresas do agro, resolveu empreender junto com a sua noiva, Camila. “Hoje nós dois trabalhamo­s na atividade. São quatro picos de produção a cada quarenta dias. É uma atividade que é necessário muita atenção. Se o cogumelo está brotando de manhã, na hora do almoço já cresceu e precisa ser colhido. Se deixar, ele passa do ponto e não fica apresentáv­el.”

Vale dizer também os shimejis do casal são livres de agrotóxico. Eles trabalham com o MIPD (Manejo Integrado de Pragas e Doenças), utilizando colas entomológi­cas e iscas à base de água e vinagre para evitar os predadores naturais. “Outro desafio que temos é que o substrato vem do estado de São Paulo, o que dificulta a logística e aumenta o custo de produção devido ao frete. Pretendemo­s em breve produzir o nosso próprio substrato por aqui”, conclui o agrônomo.

Quem se interessar em experiment­ar os shimejis, pode acessar a Agrotec Cogumelos pelo Facebook e Instagram. Para pedidos, os telefones são (43) 99695-0723 e 9 9916-2018.

 ?? Saulo Ohara ArquivoPes­soal ?? Valdemir Custódio dos Santos Junior, com a parceria da noiva, aposta na produção de shimeji branco e salmão ou hiratake (no detalhe), cuja beleza do produto tem chamado a atenção dos consumidor­es em feiras da cidade
Saulo Ohara ArquivoPes­soal Valdemir Custódio dos Santos Junior, com a parceria da noiva, aposta na produção de shimeji branco e salmão ou hiratake (no detalhe), cuja beleza do produto tem chamado a atenção dos consumidor­es em feiras da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil