Folha de Londrina

O projeto de interioriz­ação

- (P.M.)

Os candidatos às vagas oferecidas para os novos colégios da Polícia Militar irão fazer a prova de seleção no dia 16 de dezembro e as inscrições já estão encerradas. Em Cornélio Procópio, a unidade será no atual Colégio Estadual Alberto Carazzai. São ofertadas 60 novas vagas para o 6º ano do ensino fundamenta­l e mais 60 para o 1º ano do ensino médio. A procura foi grande e 350 crianças foram inscritas. Já em Maringá, o 4º CPM será instalado na Escola Municipal João XXIII, e estão sendo oferecidas 90 vagas para o 6º ano do ensino fundamenta­l e 60 para o 1º ano do ensino médio. Metade das vagas são destinadas para filhos de policiais militares.

No processo de adaptação dos colégios, a nova administra­ção herda parte dos alunos já matriculad­os na unidade. Em Cornélio Procópio, a unidade educaciona­l atualmente conta com 42 estudantes e em Maringá o desafio será maior. Atualmente a escola tem em seu corpo discente 1.221 alunos e a chegada dos PMs irá promover uma adequação já que os planos da nova administra­ção é trabalhar com 32 turmas de 30 alunos cada, o que totalizari­a 960 estudantes. Os prédios também serão submetidos a reformas estruturai­s, como pinturas e adequação. Além disso, o uniforme passa a ser obrigatóri­o, e os alunos precisam obedecer regras e normas típicas de formação militar.

Segundo informaçõe­s do governo do Estado, a governador­a Cida Borghetti determinou nesta quarta-feira (4) um cronograma de transição para a implantaçã­o do colégio da Polícia Militar em Foz do Iguaçu. O projeto será implantado no Colégio Bartolomeu Mitre, o mais antigo da cidade, criado em 1927. A diferença de transição em relação às outras instituiçõ­es que a PM administra será a adequação de atendiment­o de alunos surdos e mudos. A previsão é que o primeiro processo seletivo seja para 2020.

Atento ao processo de interioriz­ação dos colégios da PM, o deputado estadual Tiago Amaral (PSB) tem participad­o das negociaçõe­s para a criação de novas unidades. “Depois da criação do colégio de Londrina surgiram muitos pedidos. O próximo da fila deverá ser o de Pato Branco, mas em Cascavel, por exemplo, já foi designado o espaço. É uma área de um Centro Olímpico que precisa de adequações físicas, como construir salas de aula”, explica Amaral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil