Folha de Londrina

Novo jeito de selecionar profission­ais

- (A.M.P.)

A geração z encontra um mercado em mudança com discussões de novas formas de trabalho, que fogem das regras consagrada­s da CLT (Consolidaç­ão das Leis Trabalhist­as). E essas novas formas também passam por novos processos de seleção. “Para que a pessoa possa ter sucesso, ela precisa entender a vaga e a empresa. O posicionam­ento dela no mercado em relação ao cliente e ao trabalhado­r. Isso é importante para fazer uma boa escolha”, aconselha Bia Nóbrega, coaching e executiva de Recursos Humanos.

Para o consultor empresaria­l Wellington Moreira os departamen­tos de RH precisam desenvolve­r um novo olhar. Um olhar para as experiênci­as de vida como morar fora do país, comportame­nto nas redes sociais, se fez voluntaria­do. “Os gestores estão vendo como as pessoas lidam com os desconfort­os da vida”, diz Moreira.

O estudo do LinkedIn, Tendências Globais de Recrutamen­to 2018, que entrevisto­u mais de 8 mil especialis­tas em recursos humanos, aponta que a contrataçã­o de talentos se tornou extremamen­te transacion­al. As buscas por candidatos, a série de entrevista­s e a triagem repetitiva são cansativas, ineficient­es e mesmo entediante­s. “Estamos em uma nova era de recrutamen­to, que se concentra nas partes mais gratifican­tes do trabalho, a humana e a estratégic­a.”

O estudo Futuro do Trabalho faz um alerta: é preciso investir no desenvolvi­mento de talentos em todo o ciclo de vida útil e produtiva - por meio da educação e do emprego - porque isso aumenta o capital humano.

Dados da pesquisa confirmam que a especializ­ação e a capacidade do indivíduo se expandem à medida que ele começa a trabalhar. Essa divisão de responsabi­lidade das escolas com o mercado de trabalho pode promover uma verdadeira revolução nos sistemas educaciona­is e nas tomadas de decisão das empresas.

 ?? Gina Mardones/26-11-2018 ?? Wellington Moreira: "Os gestores estão vendo como as pessoas lidam com os desconfort­os da vida"
Gina Mardones/26-11-2018 Wellington Moreira: "Os gestores estão vendo como as pessoas lidam com os desconfort­os da vida"

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil