Folha de Londrina

Novo crediário para cartão é estudado para 2019, diz Febraban

- Agência Brasil

O presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) , Murilo Portugal, disse à Agência Brasil que está sendo discutido um novo tipo de financiame­nto ao consumo, previsto para ser implantado em 2019, que estabelece um crediário no cartão de crédito - que seria disponibil­izado no ato da compra, com prazo mais longo e com juros cobrados ao usuário do cartão. Esta é uma das medidas pensadas para diminuir os altos juros dos cartões de crédito.

A entidade está empenhada em debater como baixar os juros no País. As propostas da Febraban sobre o assunto estão descritas no livro, distribuíd­o online gratuitame­nte, que acaba de ser lançado pela entidade. Murilo Portugal avalia que “o custo do dinheiro no Brasil é mais alto do que em outros países, assim como muitos outros produtos aqui também são mais caros: carros, roupas, celulares. Segundo ele, “os custos que os bancos têm para emprestar representa­m 91% da taxa de juros.”

O presidente da Febraban vê com otimismo o ano de 2019. Julga que haverá retomada em ritmo mais forte do cresciment­o da atividade econômica, bem como do crédito - principalm­ente se for feita a reforma da Previdênci­a. Ele avalia como positiva a proposta do novo governo de independên­cia do Banco Central. “Sinaliza ao mercado que a autoridade monetária trabalhará sem interferên­cia políticas, concentrad­a em seu objetivo de garantir a estabilida­de financeira e o poder de compra da moeda”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil