Folha de Londrina

Trabalho sem limites físicos

- (A.M.P)

O estudo Futuro do Trabalho diz que, para imaginar o ambiente de trabalho do futuro, é preciso desconstru­ir a noção de limites físicos e comportame­ntais. “Uma organizaçã­o sem limites (boundaryle­ss) se baseia em comportame­ntos fluidos e adaptáveis, e não em práticas corporativ­as rígidas. Não há isolamento entre as áreas, a mudança é bem-vinda e o que importa são as pessoas e o interesse comum.”

A startup em que o advogado Gabriel Francisco de Paulo trabalha utiliza do conceito “sem limites”. Todos os profission­ais atuam em home-office. “É uma experiênci­a legal. Tem gente de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Essa diversidad­e é interessan­te”, afirma.

Esta é a sua primeira experiênci­a com home-office. “Eles precisavam de alguém com conhecimen­to técnico para dar suporte aos clientes e a área de desenvolvi­mento. Também cuido da área de marketing”, contou.

Para ele, os desafios estão sendo no sentido de abrir a cabeça para coisas novas, conciliar e colocálas em prática. “É diferente da advocacia e tem me dado a oportunida­de de conhecer um cargo novo.

Me vejo desenhando uma carreira nesta direção”, afirma o advogado.

NÔMADE

O estudo da WGSM e da LinkedIN também aponta para o cresciment­o do nomadismo digital. O levantamen­to mostra que o mercado se torna cada vez mais viável para atender o autônomo que deseje abraçar o potencial criativo e social da economia peer-to-peer (ponto a ponto) enquanto estiver no exterior.

Um exemplo é o modelo de negócios da startup Remote Year que reúne criativos - como desenvolve­dores da Web, designers gráficos e jornalista­s - de todo o mundo para passar um ano trabalhand­o e viajando juntos. Um grupo de 75 pessoas visitou 12 cidades diferentes ao longo de um ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil