Folha de Londrina

Atlético recebe o Junior Barranquil­la por primeiro título internacio­nal

Time paranaense precisa de uma vitória simples na Arena da Baixada para conquistar Copa Sul-Americana

- Folhapress

São Paulo - O primeiro título internacio­nal de sua história está em jogo para o Atlético Paranaense às 21h45 desta quarta-feira (12). A equipe rubronegra enfrenta o Junior Barranquil­la, na Arena da Baixada, dependendo de uma vitória simples para ficar com o troféu da Copa Sul-Americana.

Na partida de ida, há uma semana, na Colômbia, o Atlético segurou um empate por 1 a 1 após os adversário­s perderem uma cobrança de pênalti. Uma nova igualdade, independen­temente do número de gols, leva a decisão para a disputa por pênaltis.

O melhor resultado internacio­nal do Atlético aconteceu na Taça Libertador­es de 2005. Na ocasião, a equipe terminou com o vice-campeonato após perder a final para o São Paulo. Os paranaense­s também foram semifinali­stas da Copa Sul-Americana de 2006, caindo diante do mexicano Pachuca.

Além de buscar seu primeiro título internacio­nal, o Atlético também está de olho em outras vantagens. Uma delas é a vaga na Libertador­es de 2019. O campeão da Sul-Americana se garante automatica­mente na fase de grupos do torneio.

O campeão também leva prêmio de US$ 4,4 milhões e tem a oportunida­de de partici- par de mais duas competiçõe­s internacio­nais em 2019: a Recopa contra o River Plate (campeão da Libertador­es de 2018) e a Copa Suruga contra o campeão da Copa da Liga do Japão.

Para encarar o Junior, o Atlético terá sua formação principal. Após o jogo de Barranquil­la, o centroavan­te Pablo, principal destaque ofensivo do time na temporada, disse em entrevista coletiva que atuou “no sacrifício”, pois se machucou no duelo contra o Flamengo. Na ocasião, o Atlético en- trou com uma equipe de reservas, mas o técnico Tiago Nunes colocou Pablo em campo no segundo tempo.

Em um vídeo divulgado pelo clube com os bastidores do empate na Colômbia, Pablo apareceu rezando antes de entrar em campo. Após o jogo, declarou: “Tem algo que a gente fala com os médicos que é assim: ‘Se fosse uma final você jogaria’. E é isso, é uma final, um jogo importantí­ssimo”. Ele ficou fora de um treinament­o devido à lesão no tornozelo, mas está confirmado entre os titulares.

Do outro lado, o Junior terá o reforço do atacante Téo Gutiérrez, que não atuou na partida de ida por estar suspenso. A equipe de Barranquil­la vem de

Pablo chegou a ficar fora de treinament­o por lesão, mas está confirmado

uma grande atuação na final do Campeonato Colombiano, no sábado passado (8), goleando o Independie­nte Medellín por4a1.

 ?? Heuler Andrey/AFP ?? O técnico Tiago Nunes com Raphael Veiga e Lucho González em treino: chance de fazer história
Heuler Andrey/AFP O técnico Tiago Nunes com Raphael Veiga e Lucho González em treino: chance de fazer história
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil