Folha de Londrina

- Com os termômetro­s na casa dos 32º, o penúltimo domingo (16) antes do Natal levou muita gente aos shoppings de Londrina. Consumidor­es lotaram os corredores e lojas em busca de presentes, animando os comerciant­es para os próximos dias. Em alguns centros

Lojistas mantêm o otimismo e apostam em mais vendas após o pagamento da última parcela do 13º Salário

- Guilherme Marconi Reportagem Local

Openúltimo domingo antes do Natal foi de muito movimento nos shoppings centers de Londrina. Com temperatur­a na casa dos 32° graus em média no Norte do Paraná durante a tarde, o local também foi opção de refúgio e de lazer da criançada para aliviar a tarde com clima abafado. Os consumidor­es lotaram os corredores em busca de presentes. Já os lojistas depositam nesta reta final todas as fichas para alavancar as vendas.

“Agora é que começa para valer o mês e na última semana vira aquela correria. Os primeiros dias de dezembro foram mais fracos. Isso porque tivemos um pico alto de vendas no Black Friday (final de novembro)”, disse Flávio Oliveira, gerente de uma loja de eletrodomé­sticos do Shopping Catuaí. “Com o 13º caindo na conta, as pessoas optam para vir ao shopping nesta semana.

É o caso da família da fisioterap­euta, Fabiele Cassiano, que veio de Santo Antonio da Platina (Norte Pioneiro) para garantir os presentes para a família. “Sempre estamos aqui nesta época do ano para as compras. Vale a pena. Mas este ano optamos apenas por algumas lembranças e é claro os brinquedos das crianças” disse à FOLHA.

A gerente de uma loja de calçados, Pricila Brito, contratou quatro vendedoras extras para dar conta do movimento de Natal. “Graças a Deus a loja está cheia. Mulher é doida por sapato. Se tiver que escolher, vai sempre optar por sapato.” Ainda sem os números consolidad­os, a gerente avalia que houve um otimismo dos consumidor­es após o período eleitoral. “Já está melhor do que o ano passado e depois das eleições o pessoal deu uma respirada, eu sinto mais esperança no consumidor.” Entretanto, apesar do otimismo, ela revela que os consumidor­es ainda pesquisam mais e optam por uma compra mais consciente. “Não vão deixar de dar o presente, mas percebemos uma venda com ticket médio um pouco mais baixo”.

Segundo Brito, os próprios fornecedor­es, pensando nisso, lançaram produtos mais acessíveis para se adequar ao bolso do consumidor. “Todo mundo tenta se preocupar com isso, para a gente conseguir aumentar nosso ritmo de vendas no Natal. Ou seja, produtos com a mesma qualidade em preço menor.”

O casal londrinens­e Elisângela e Leandro Vioto foram às compras já focados neste consumo mais enxuto. “Os presentes serão apenas os da família, só para os lá em casa mesmo. A economia está ruim, e a gente acaba segurando um pouco mais. Mas os preços se mantêm” avaliou Elisângela.

HORÁRIO ESTENDIDO

Os shoppings Boulevard, Royal, Catuaí e Londrina Norte começam a atender em horário estendido a partir desta segunda-feira (17) das 10h às 23 horas até o dia 23 de dezembro. No dia 24, o atendiment­o nas lojas e praças de alimentaçã­o será das 10h as 18h. Já o shopping Aurora permanece com atendiment­o em horário normal até as 22h até o dia 23 e fecha mais cedo na véspera do Natal. No dia 25 não haverá expediente.

 ?? Gustavo Carneiro ??
Gustavo Carneiro
 ?? Fotos: Gustavo Carneiro ?? Tarde de domingo no Shopping Catuaí teve corredores cheios de pessoas em busca de presentes, indicando boas vendas para o Natal
Fotos: Gustavo Carneiro Tarde de domingo no Shopping Catuaí teve corredores cheios de pessoas em busca de presentes, indicando boas vendas para o Natal
 ??  ?? Leandro e Elisângela Vioto com a filha foram às compras focados em um consumo mais enxuto: “Presentes serão apenas para os lá de casa mesmo”
Leandro e Elisângela Vioto com a filha foram às compras focados em um consumo mais enxuto: “Presentes serão apenas para os lá de casa mesmo”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil