Folha de Londrina

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão em Alvorada do Sul

- Guilherme Marconi Reportagem Local

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Paraná, cumpriu nesta terça-feira (18), três mandados de busca e apreensão em Alvorada do Sul (região metropolit­ana de Londrina).

Os promotores também cumpriram medidas cautelares contra o secretário municipal da Saúde, um procurador jurídico do município e dois membros da comissão de licitações (todos afastados de seus cargos), além de um servidor responsáve­l pela farmácia municipal e um empresário. As medidas cautelares são de afastament­o das funções, imposição de fiança e proibição de contato entre os investigad­os e de ingresso no prédio da Prefeitura.

Segundo o coordenado­r do Gaeco, o promotor de Justiça Jorge Barreto da Costa, com a análise dos documentos apreendido­s na Operação Perímetro no mês de setembro foi possível encontrar outros ilícitos que motivaram os mandados. O principal foi a participaç­ão dos envolvidos em fraudes à licitação da iluminação pública em Alvorada do Sul que estava orçada em R$ 500 mil. O inquérito ainda está em aberto. O MP deve oferecer denúncia contra os agentes públicos pelos crimes de organizaçã­o criminosa, fraude a licitação, falsidade documental. Eles podem responder também por peculato e corrupção.

As fraudes começaram em 2014 e o esquema movimentou mais de R$ 2,5 milhões no período. A Prefeitura de Alvorada do Sul informou que vai aguardar o desfecho da investigaç­ão para depois se manifestar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil