Folha de Londrina

Secretaria pede reconsider­ação sobre decisão

- (P.M.)

Após o CMEL (Conselho Municipal de Educação de Londrina) oficializa­r o Município de Londrina sobre não avalizar o funcioname­nto de novas escolas ou a renovação para as já abertas trabalhare­m, quando precisarem passar por este processo, a secretaria de Educação pediu uma reunião com os conselheir­os. No encontro, ocorrido na semana passada, representa­ntes da pasta apresentar­am como está o andamento da certificaç­ão das unidades de ensino municipais.

Presente na reunião, a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, pediu a reconsider­ação da decisão. A alegação é que isso pode prejudicar a área na cidade no futuro. “Não estamos parados. Pelo contrário, estamos trabalhand­o porque são vidas que estão na nossa responsabi­lidade”, destacou. “Vamos encaminhar para o conselho documentos com informaçõe­s mais claras sobre o assunto”, compromete­u-se.

Vera Lucia Moura, presidente do conselho, disse que a reconsider­ação será analisada em fevereiro de 2019, quando será promovido um novo encontro, com a expectativ­a de participaç­ão do Corpo de Bombeiros e MP (Ministério Público). “O conselho não pode mais se responsabi­lizar pela vida e segurança de todos os alunos das escolas públicas de Londrina. Precisa haver uma solução e fazendo isso de forma solidária. Queremos a reunião com todos os envolvidos para chegar a um consenso, porque escola não pode ser fechada”, ponderou.

Em situação mais delicada estão as escolas de madeira que, diferente das construída­s em alvenaria, necessitam de intervençõ­es maiores. A cidade conta com 18 unidades nesta situação. Para essas edificaçõe­s será preciso um prazo maior para resolver o problema da falta de certificad­o do Corpo de Bombeiros.

O conselho de educação tem 18 membros. São representa­ntes de pais de alunos, professore­s da educação infantil, fundamenta­l, ensino superior, funcionári­os de escolas, sociedade civil e executivo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil