Folha de Londrina

Natal de Luz atrai milhares em Santo Antônio

17ª edição do espetáculo musical apresentad­o pelo grupo de canto Sementinha é uma das atrações de fim de ano mais aguardadas no Norte Pioneiro

- Luiz Guilherme Bannwart Especial para a FOLHA Reportagem Local

Um dos espetáculo­s culturais de fim de ano mais aguardados no Norte Pioneiro são as apresentaç­ões do Natal de Luz no Centro Catequétic­o Frei Clemente, ao lado da igreja Matriz, em Santo Antônio da Platina. Nesta quartafeir­a (19), pontualmen­te às 22 horas, acontece a penúltima exibição do Coral Sementinha. O Auto de Natal deste ano tem como tema “Plantar amor para colher paz”.

O projeto surgiu no ano de 2001, e foi idealizado pela musicista Marly Papi Crespo e seu marido, Cesar Crespo, inspirados pelas apresentaç­ões do tradiciona­l Auto de Natal que todos os anos atraem uma multidão de pessoas ao Palácio Avenida em Curitiba. O Grupo de Cantos Sementinha e alunos da Escola Spaço Art e Música assumiram o protagonis­mo do espetáculo platinense sob a coordenaçã­o da professora Neuzeli França César.

Desde então, todos os anos milhares de pessoas se concentram nesta época do ano em frente à Igreja Matriz para admirar e registrar o espetáculo proporcion­ado por crianças e adolescent­es, que envolve mais 150 de pessoas na produção das apresentaç­ões.

Os figurinos, cenários e decorações são produzidos por voluntário­s, a maioria deles parentes dos integrante­s do coral, que fazem das cinco noites (12, 14, 16, 19 e 22 de dezembro) de espetáculo uma das atrações natalinas mais encantador­as do Norte Pioneiro.

Os preparativ­os para as apresentaç­ões começam em setembro, quando as músicas são escolhidas e o coral inicia os ensaios. “Ao todo são 16 canções apresentad­as em uma hora de espetáculo. São quatro meses de muito trabalho, mas que vale muito a pena”, explica o músico e produtor musical do Natal de Luz, Marco Antônio Delfine.

“Jesus nos deixou o maior ensinament­o: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’. Não adianta plantar espinho e querer colher flores, plantar ignorância e querer colher sabedoria. Por isso devemos

A chegada do Papai Noel em Jaguariaív­a (foto) encantou crianças e adultos na abertura do X Natal para Todos. Ele apareceuna­noitedodia­15,em meio a uma nuvem de luzes e cores, no palco do evento montado em frente à Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo nos preocupar com a preparação do solo e com o que iremos plantar, pois na hora da colheita o resultado será paz se tivermos plantado o amor”, explica Marly Papi Crespo à FOLHA sobre o te- e Praça Getúlio Vargas. Antes da entrada do Noel o público acompanhou a Cantata de Natal. Nas janelas iluminadas da antiga estação, integrante­s do Coral Plenitude, da Escola Municipal de Música Elzita Jorge Cunha, apresentar­am canções, celebrando a paz, amor e o nascimento de Cristo. Alunos de escolas municipais, vestidos ma do espetáculo artístico.

A última apresentaç­ão do espetáculo do Natal de Luz acontece no sábado (22), pontualmen­te às 22 horas, e deve atrair visitantes de toda a região. de duendes, também dançaram e abrilhanta­ram a aparição do “Bom Velhinho”. Nesta semana os festejos natalinos continuam, com apresentaç­ões culturais e brincadeir­as de palco na Estação Cidadã. No espaço totalmente revitaliza­do e com bela decoração natalina, a Praça Getúlio Vargas tem ficado lotada.

 ?? Henrique Glovacki/Divulgação ?? Todos os anos um grande público se concentra nesta época do ano em frente à Igreja Matriz para admirar e registrar o espetáculo
Henrique Glovacki/Divulgação Todos os anos um grande público se concentra nesta época do ano em frente à Igreja Matriz para admirar e registrar o espetáculo
 ?? Divulgação ??
Divulgação
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil