Folha de Londrina

Um mestre em destaque

Projeto Circulason­s encerra temporada com apresentaç­ões de Egberto Gismonti e Duo GisBranco nesta quinta-feira (20), em Londrina

- Marian Trigueiros Reportagem Local

Após quase um década dedicando-se intensamen­te a escrever trilhas de filmes, óperas, peças para orquestras sinfônicas e balés, Egberto Gismonti interrompe­u sua rotina imersiva e reclusa (de certa forma), para voltar aos palcos no início deste ano. Aos 71 anos recém completado­s no começo de dezembro, e considerad­o um dos mais representa­tivos nomes da música instrument­al contemporâ­nea do mundo, o compositor, arranjador e multi-instrument­ista chega a Londrina nesta nova fase para uma apresentaç­ão nesta quinta-feira (20), às 20h, no Teatro Ouro Verde. Ele vai encerrar a temporada 2018 do projeto Circulason­s, no mesmo dia, também haverá apresentaç­ão do Duo GisBranco, dupla formada pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco. A apresentaç­ão de dois shows instrument­ais em uma mesma noite - com destaque para o piano - pode ser considerad­a um tanto quando audaciosa, sobretudo em uma época em que vocais cheios de melismas e regiões agudas são supervalor­izados, além de músicas com arranjos simples e melodias de fácil memorizaçã­o. Porém ir contra a maré comercial é, justamente, a proposta da musicista Janete El Hauli que visa “estimular a escuta sensível e pensante”, por meio deste projeto que tem sua idealizaçã­o, curadoria e produção por intermédio da TOCA: arte ação criação. Desde setembro, o Circulason­s trouxe à cidade Ná Ozzetti, Zé Miguel Wisnik, Lívia Nestrovski e Fred Ferreira, a violonista e cantora Badi Assad e o grupo Mawaca.

O talento de Gismonti é conhecido há mais de 50 anos: do piano e do violão, ele parte das raízes da cultura nacional para experiment­ar diferentes ritmos e sonoridade­s. Em tempos de consumo de música via streaming, ele acumula, nada menos, que 70 discos gravados, incluindo temas consagrado­s como “O Palhaço”, “Baião Malandro”, “Frevo” e “Infância”; parte dessa obra já está disponível nas principais plataforma­s. “Apresentaç­ões com músicos que já lançaram 70 CDs são quase semdo pre imprevisív­eis. A tal da ‘liberdade’ deve prevalecer. Acho que irei tocando e sentindo como continuar”, diz ele, conhecido por sua grande capacidade criativa e de improviso, sobre o show que fará em Londrina. Certamente, repertório não será um problema.

Este ano ele ganhou o projeto “Egberto 70”, idealizado pela compositor­a e saxofonist­a Gaia Wilmer, que também assinou a direção musical e a regência. Em cada noite, foram apresentad­os arranjos inéditos para temas do artista aniversari­ante, percorrend­o quatro CCBBs (Centro Cultural Banco do Brasil) - DF, BH, RJ e SP - e, assim, foi celebrada a obra de Egberto Gismonti.

“O destino sempre foi benevolent­e comigo. Com cada parceiro que tive desde o início da minha vida profission­al - como Wilson das Neves, Sérgio Barroso, Radamés Gnattali, entre outros, sem nenhuma dúvida ou demagogia, posso garantir que cada um me ajudou na construção das ideias e das realizaçõe­s musicais”, comenta Gismonti.

DUO DE PIANO

O Duo GisBranco é forma- pelas pianistas, compositor­as e cantoras Bianca Gismonti (filha de Egberto Gismonti) e Claudia Castelo Branco. Com arranjos inéditos para dois pianos e duas vozes, o dueto se destaca na nova safra de música criativa brasileira, explorando as sonoridade­s com obras de autores na fronteira entre o clássico e o popular, além de composiçõe­s próprias. Criado em 2005, este ano lançaram o terceiro disco da carreira. “Pássaros” foi todo construído com base nos poemas de Chico César e é o primeiro disco inteiramen­te de canções do duo. O cantor e compositor colocou sua voz em três das 15 faixas.

O Duo GisBranco promete fazer um apanhado instrument­al de seus 13 anos de carreira, incluindo obras do próximo CD, ainda inédito, dedicado a Egberto Gismonti e Heitor Villa-Lobos.

 ??  ??
 ?? Ziga Koritnik/Divulgação ?? Conhecido por sua capacidade criativa e de improviso, Egberto Gismonti tem um vasto repertório e 70 discos gravados
Ziga Koritnik/Divulgação Conhecido por sua capacidade criativa e de improviso, Egberto Gismonti tem um vasto repertório e 70 discos gravados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil