Folha de Londrina

BEM COMUM

Moradores de Ibiporã revitaliza­m canteiro na região central da cidade e fazem decoração de Natal

- Pedro Marconi Reportagem Local

Um grupo de vizinhos se uniu para cuidar da rua Luiz Ferrari, na região central de Ibiporã. Os moradores apararam a grama do canteiro central, plantaram flores e pintaram as muretas. Decorada com luzes, enfeites e até um presépio de Natal, a rua se destaca e rende elogios aos integrante­s do grupo. Iniciativa também serviu para reforçar união entre os moradores

Ibiporã - A união de um grupo de cerca de dez vizinhos mudou a paisagem da rua Luiz Ferrari, na região central de Ibiporã (Região Metropolit­ana de Londrina). Oferecendo mais beleza e cuidado, principalm­ente com o canteiro que divide as pistas, eles fizeram com que a via deixasse de ser apenas mais uma na cidade, passando a se destacar e sendo transforma­da em exemplo.

São flores espalhadas em pneus coloridos, grama cortada, mureta pintada e objetos de decoração que ornam o canteiro e a rua. Neste período de Natal, o trecho de aproximada­mente 200 metros de extensão ganhou enfeites especiais e luzes. Até um presépio foi montado, onde os moradores estão realizando suas orações e reflexões diárias durante as noites no período natalino. “É muito gratifican­te participar deste trabalho”, resume a dona de casa Solange Catucci, uma das integrante­s do grupo.

A revitaliza­ção do espaço público começou há cerca de dois meses por iniciativa da pedagoga Ivonete Dias, que se inspirou em um projeto desenvolvi­do na escola onde atua. “É uma iniciativa de meio ambiente que trouxe para os vizinhos, com o intuito de revitaliza­rmos para ficar mais alegre o canteiro da rua”, conta. Em pouco tempo os moradores da via ficaram empolgados com a ideia. “É prazeroso, pois vimos que ficou bom e fomos implementa­ndo mais ideias”, completa Catucci.

As alterações e colocação de novos objetos são sempre decididos em comunidade, assim como a manutenção. Cada vizinho é responsáve­l por regar as plantas em frente à residência e por trocá-las caso murchem. Entre as espécies que embelezam o local estão petúnia, cravo, beijinho, azaleia e orquídeas, e também folhagens. Os materiais em que as flores são plantadas são variados e reaproveit­ados, indo de carriola a botas velhas. “São arbustos baixos e flores ornamentai­s, pois nossa preocupaçã­o era não atrapalhar a visibilida­de de quem passa por aqui”, explica Dias.

UNIÃO

Já o adornament­o de Natal foi iniciado em dezembro, com cada morador contribuin­do com um objeto. Guirlandas foram produzidas por eles e colocadas na frente de cada casa. Todos os adereços fizeram a rua Luiz Ferrari se tornar uma atração, recebendo visitas de curiosos e pessoas interessad­as em saber mais sobre a ação para replicá-la. Até o trenzinho natalino que circula pelo município mudou sua rota para passar pela via após a instalação de diversas luminárias de pisca-pisca.

Segundo Solange Catucci, a atividade ajudou a envolver mais as família da localidade. “Todos já éramos amigos, mas tinha somente um bom dia e boa tarde. Agora isso mudou e sempre estamos juntos, organizand­o almoços na casa um do outro, tomando café. Somos uma grande família”, destaca. Uma mesa com bancos foi montada no canteiro central utilizando restos de tora de árvore. “Usamos este canto para colocar a conversa em dia. O canteiro, antigament­e, só tinha mato e era sem vida.”

SEM VANDALISMO

Além dos muitos elogios, o que tem chamado atenção dos moradores é que não foram registrado­s atos de vandalismo ou furto de peças. “Está havendo um respeito muito grande, o que é positivo. Apesar de ser feito por um grupo, é um espaço público, que no final todos saem beneficiad­os”, elenca o diácono Jaime Sípoli. Para o gerente aposentado Paulo Mazoni, cuidar das flores diariament­e tem feito bem para ele e a esposa. “Vou no embalo dela. Conforme ela vai indicando foi ajudando.”

A intenção é manter a rua embelezada e com a decoração variando conforme a festividad­e do ano, como a Páscoa, por exemplo. “Queremos de seis em seis meses mudar, trocando as cores dos pneus, os lugares onde os objetos estão. É algo que praticamen­te não temos gasto, mas que todos estão felizes por se envolver e cuidar do bem comum”, afirma Ivonete Dias.

 ?? Ricardo Chicarelli ??
Ricardo Chicarelli
 ?? Ricardo Chicarelli ?? Cada morador contribuiu com um objeto para fazer a decoração na rua Luiz Ferrari
Ricardo Chicarelli Cada morador contribuiu com um objeto para fazer a decoração na rua Luiz Ferrari

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil