Folha de Londrina

‘Aqui é divertido”, repetem os integrante­s

- ( V.O.)

“Aqui é divertido”. Essa frase foi repetida por todos os entrevista­dos do grupo da Terceira Idade da Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina) ao serem abordados pela reportagem. Fumie Asaoka, 90, participa do grupo desde a primeira reunião, há 20 anos. “As pessoas nos dão suporte e cuidam da gente, fazemos muitos amigos e nos divertimos todos os meses. Participam­os de bingo, cantamos, fazemos gincanas. A cada três meses é realizada uma viagem. Eu, devido a idade, não viajo mais, mas no começo do grupo viajei muito”, observou.

Outro que participa desde o início das atividades é o carpinteir­o aposentado Hakushi Nishiyama, 88. “Aqui é 100%. Quando a gente fica com mais idade, vale a pena participar do grupo, porque se eu ficasse em casa, não aguentaria ficar parado. Tenho amizade com todos do grupo”, destacou. Segundo ele, nesses 20 anos já fez viagens para a Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso. “No Paraná andei por quase todos os municípios”, enumerou. Ele contou que seu pai, Yoshio Nishiyama, chegou em Londrina em 1931. “Ele era carpinteir­o e ajudou a construir muitas casas. Eu trabalhava com ele, e construí casas no Paraná inteiro.”

Hakushi Nishiyama foi o carpinteir­o que construiu o templo budista Honganji, da rua Porto Alegre (região central).

Youji Nishimura, tem 85 anos e antes de se aposentar trabalhava na indústria de móveis. “Participo do grupo há cinco anos. É muito bom e divertido. Tem alongament­o, temos conversas e fiz vários amigos aqui. Aqui é bom para conhecer gente nova”, destacou.

Uma das integrante­s mais recentes é Yuriko Nakagawa, 86. “Sou japonesa. Nasci em Hiroshima e embarquei no navio La Plata Maru, com 7 meses, rumo ao Brasil. A primeira cidade que morei foi Barbosa (SP), onde ficamos por três anos”, contou ela, dizendo que na sequência morou em várias cidades de São Paulo e do Paraná e também nos Estados Unidos. “Voltei a Londrina há dois anos, onde moro com a minha filha”, explicou. Ela elogiou o grupo por possibilit­ar boas amizades. “Tenho muitos amigos aqui. É divertido. Já fui para vários lugares”, afirmou.

 ??  ?? Hakushi Nishiyama, 88: “Aqui é 100%”
Hakushi Nishiyama, 88: “Aqui é 100%”
 ??  ?? Fumie Asaoka, 90, participa do grupo desde a primeira reunião: “Fazemos muitos amigos”
Fumie Asaoka, 90, participa do grupo desde a primeira reunião: “Fazemos muitos amigos”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil