Folha de Londrina

Aílton Nantes é eleito presidente da Câmara

Após sessão tensa, marcada pela queda de braço entre os parlamenta­res, Aílton Nantes foi eleito presidente da CML para os próximos dois anos

- Vitor Struck politica@folhadelon­drina.com.br

Depois de quase três horas de articulaçã­o política nos corredores da Câmara Municipal de Londrina e consenso por chapa única, o vereador Ailton Nantes (PP) foi eleito presidente da Casa nesta quintafeir­a (20). Ele ocupava o cargo interiname­nte desde o começo de 2018, após o afastament­o de Mario Takahashi (PV), por conta de fatos apontados pela Operação ZR3.

Ao lado dele, integram a Mesa Executiva para o biênio 2019-2020 os vereadores Eduardo Tominaga (DEM) na vice-presidênci­a, Felipe Prochet (PSD) como primeiro secretário, Daniele Ziober (PP) como segunda secretária e Amauri Cardoso (PSDB) como terceiro secretário.

A eleição dos novos membros da Mesa Executiva marca a metade de uma legislatur­a caracteriz­ada até então por grandes problemas de natureza interna. De acordo com Nantes, a prioridade será recuperar a imagem da Câmara, em referência aos processos de cassação de mandatos de Boca Aberta (PROS), Rony Alves (PTB) e Mario Takahashi (PV ), e ao “histórico” de presidente­s cassados ou envolvidos em investigaç­ões. “Este é o principal projeto desta mesa, reverter esta imagem que a Câmara infelizmen­te tem, não só do presidente, mas de toda a Mesa e de todos os vereadores”, afirma.

Os 19 vereadores votaram favoravelm­ente a eleição da chapa encabeçada pelo atual presidente. Os novos membros assumem em 1º de fevereiro de 2019.

QUEDA DE BRAÇO

Ainda durante o pequeno expediente foi possível notar a grande movimentaç­ão de alguns vereadores. A maioria não permaneceu sentada e nem largou o celular, de modo que foram necessário­s mais de 30 minutos para que a sessão pudesse ser suspensa pela primeira vez para o início da composição das chapas. Era o momento para “aparar as arestas”.

Após uma hora de suspensão o vereador Eduardo Tominaga solicitou mais 30 mi- nutos para finalizar a formação de uma chapa. O vereador Jamil Janene (PP) encaminhou voto contrário e os vereadores Guilherme Belinati (PP), Daniele Ziober (PP), Estevão da Zona Sul (sem partido) e Jairo Tamura (PR) o acompanhar­am, o que não foi suficiente para impedir nova suspensão. Em seguida a sessão chegou a ser suspensa por mais duas vezes.

Os vereadores concordara­m que até a noite de quarta-feira (19), o cenário indicava a formação de duas chapas, mas durante a sessão houve um consenso que pode ter sido influencia­do pela insatisfaç­ão da vereadora Daniele Ziober (PP) com o pouco espaço no grupo articulado por Jamil Janene (PP).

“A gente queria apaziguar e formar uma chapa grande, uma chapa única, para não ficar nem de uma lado, nem do outro . A gente tem que ser neutro neste ponto e a Mesa Executiva bem equilibrad­a. Eles cogitaram meu nome e eu, simplesmen­te, aceitei. Em nenhum momento, eu falei que queria ou não. Eu nunca me opus a ser da Executiva ou ficar fora. Como veio meu nome, eu aceitei por ser a única mulher da Casa”, justificou a vereadora.

Antes do consenso a chapa mais “distante” da atual Mesa Executiva seria encabeçada por Eduardo Tominaga e por Felipe Prochet (PSD).

“Nós conversamo­s muitos com os vereadores Amauri Cardoso e Felipe Prochet que faziam parte da minha chapa, e nós temos essa consciênci­a de que não estamos aqui para frear ou para impedir o Executivo de mandar projetos, a única coisa que temos que explicar para a população é que a Câmara tem uma independên­cia que tem que ser respeitada”, afirma Tominaga.

Outra discussão foi sobre a inserção do atual líder do Executivo, Jairo Tamura (PR), na chapa. Entretanto, como teria que abdicar da liderança, Tamura confirmou à reportagem que preferiu continuar como líder abrindo espaço para Amauri Cardoso ficar como terceiro secretário.

 ??  ?? Nantes: “O principal projeto desta mesa é reverter esta imagem que a Câmara infelizmen­te tem, não só do presidente, mas de toda a Mesa e de todos os vereadores”
Nantes: “O principal projeto desta mesa é reverter esta imagem que a Câmara infelizmen­te tem, não só do presidente, mas de toda a Mesa e de todos os vereadores”
 ?? Fotos; Devanir Parra/CML ?? Os 19 vereadores votaram favoravelm­ente a eleição da chapa encabeçada pelo atual presidente
Fotos; Devanir Parra/CML Os 19 vereadores votaram favoravelm­ente a eleição da chapa encabeçada pelo atual presidente
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil