Folha de Londrina

Adeptos do hóquei planejam associação e participar de competiçõe­s

Praticante­s da modalidade sobre patins, que já teve times fortes em Londrina, estudam projeto para 2019

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Muito tradiciona­l nos Estados Unidos, Canadá e leste europeu, o hóquei sobre patins tem ganho adeptos em Londrina. Atualmente, um grupo de pelo menos 20 jogadores tem treinado constantem­ente e o objetivo é participar de competiçõe­s a partir de 2019.

O Londrina Hockey Team começou a surgir ao longo deste ano após alguns amigos apaixonado­s por patins começarem a se reunir para jogar. A modalidade chamou a atenção e mais interessad­os têm se unido ao grupo. “Temos alguns que já jogaram hóquei, outros que estão aprendendo o esporte agora e também muitas pessoas que sequer patinaram na vida. Elas acabam gostando porque é até mais fácil aprender a andar praticando o hóquei, já que o foco fica no jogo e não só em se equilibrar nos patins”, frisou Washington Monteiro, jogador e um dos responsáve­is pela equipe.

Monteiro lembra que Londrina já teve times fortes de hóquei sobre patins, ou inline, como é chamado também, na década de 1990. Hoje, o novo clube ainda encontra muitas dificuldad­es, como encontrar locais para treinar - por isso utiliza ginásios públicos e também de clubes e colégios -, além da questão financeira.

Para 2019, a meta é criar uma associação e participar de competiçõe­s oficiais. “No Paraná, temos times em Curitiba e aqui na região uma equipe forte em Maringá, onde, inclusive, já fizemos alguns treinos e jogos. Queremos agora avançar no projeto no próximo ano e também realizar ações sociais”, afirmou Monteiro, que já jogou hóquei quando morou no Japão.

O hóquei sobre patins é derivado do hóquei no gelo, que tem ligas profission­ais fortíssima­s nos Estados Unidos, Canadá e Europa. A modalidade é disputada em quadras de madeira ou cimento e cada equipe é formada por cinco jogadores, quatro na linha e um no gol. Os atletas usam patins com rodas em linha (rollers), um taco (stick) e o objetivo é colocar o puck - um disco feito de plástico dentro do gol. Alguns equipament­os de segurança, como caneleiras, luvas e capacetes, são obrigatóri­os. “É um jogo muito intenso, já que a bola praticamen­te não para. Por isso, as trocas durante as partidas são constantes e daí a necessidad­e de você ter vários jogadores para se revezarem ao longo do jogo”, afirmou Monteiro.

“É um jogo muito intenso, a bola praticamen­te não para”

 ?? FlÁvio EduArdo/FG Foto LondrinA ?? Grupo de aproximada­mente 20 jogadores tem realizado treinos na cidade
FlÁvio EduArdo/FG Foto LondrinA Grupo de aproximada­mente 20 jogadores tem realizado treinos na cidade
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil