Folha de Londrina

Acolhiment­o semi-integral

- Reportagem Local

A Prefeitura de Londrina está em busca de parceria com OSCs (Organizaçõ­es da Sociedade Civil) para ofertar serviços de acolhiment­o semi-integral às pessoas idosas a partir de 2019. O objetivo é prevenir situações de risco pessoal e social a essa população, evitando o isolamento social visando a proteção, atendiment­o e convivênci­a a idosos semidepend­entes.

Atualmente, a cidade conta com cerca de 65 mil idosos (13% da população total) e dispõe de atendiment­o a esse público em período integral, por meio de convênio com três instituiçõ­es de longa permanênci­a.

Nessa nova modalidade, o serviço será direcionad­o a homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, cuja condição requer auxílio de pessoas ou equipament­os especiais para a realização de atividades diárias como alimentaçã­o, mobilidade, higiene; sem comprometi­mento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada. A renda familiar ou do idoso não poderá ultrapassa­r meio salário mínimo per capita. “Existem muitas pessoas que precisam desse tipo de atendiment­o porque os familiares muitas vezes trabalham durante o dia e não têm condições de prestar os cuidados necessário­s”, diz a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal do Idoso, Ana Karina Anduchuka Barbosa.

A OSC interessad­a em participar do chamamento público deverá entregar uma proposta entre 14 e 25 de janeiro, presencial­mente, no CCI (Centro de Convivênci­a da Pessoa Idosa Benedito Camargo Sobrinho) Oeste. A prefeitura está disponibil­izando 20 metas, com investimen­to de R$ 2 mil por idoso. O acesso ao serviço poderá ser tanto pela procura espontânea da família ou idoso, quanto por encaminham­ento da rede socioassis­tencial.

Londrina busca parceria com organizaçõ­es da sociedade civil para ofertar o serviço a partir 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil