Folha de Londrina

Ibovespa tem alta de 0,5% nesta sexta

- Agência Estado

O Índice Bovespa encontrou fôlego para se descolar do mau humor nas bolsas de Nova York e fechou em alta de 0,50% nesta sextafeira (21) aos 85.697,15 pontos. O ganho foi atribuído a um movimento de correção, uma vez que dezembro é caracteriz­ado por perdas significat­ivas. Com a queda de 2,00% nesta semana, a perda acumulada pelo índice no mês está em 4,25%. No ano, no entanto, há alta de 12,17%.

A leve alta do Ibovespa foi garantida principalm­ente pelas ações de empresas ligadas a commoditie­s, que estiveram entre as mais penalizada­s na semana, devido aos temores de desaquecim­ento da economia mundial. Na análise por ações, o destaque ficou com Vale ON (+2,11%). A alta foi atribuída a um reflexo da parada obrigatóri­a das mineradora­s e siderúrgic­as na China, obedecendo ao protocolo ligado aos índices de poluição no país. Já Petrobras ON e PN subiram 0,08% e 0,28%, na contramão das baixas dos preços do petróleo. Entre as quedas do dia, o destaque ficou os papéis do setor financeiro. Bradesco ON e PN caíram 0,72% e 0,76%. Itaú Unibanco PN perdeu 0,46%.

DÓLAR

O dólar ganhou força globalment­e com o agravament­o da cautela externa, alimentada pela chance de uma paralisaçã­o parcial (“shutdown”) da máquina pública americana a partir deste sábado. Com isso, a divisa avançou frente a emergentes e também ante moedas fortes e, aqui, fechou cotada a R$ 3,8982, em alta de 1,09%.

A ameaça de shutdown é uma tentativa do presidente Donald Trump de medir forças com o parlamento, uma vez que o Partido Democrata não quer apoiar a liberação de verbas dentro do Orçamento para a construção de um muro na fronteira com o México. Se não houver acordo até a meia noite, Trump está disposto a não sancionar o Orçamento e, assim, paralisar a máquina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil