Folha de Londrina

China faz Copa de 2018 ter audiência recorde

- Agência Estado

Genebra

- Mais da metade da população mundial assistiu aos jogos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O recorde foi registrado pela Fifa que, na sexta-feira (21), divulgou ainda que quase 10% da audiência não vem mais de aparelhos de televisão, mas sim de plataforma­s digitais.

O levantamen­to não deixa qualquer dúvida: o futuro da audiência está na China, que já consome mais horas de Copa do Mundo que a América do Sul inteira. Isso mesmo sem sequer ter ido ao Mundial na Rússia com a sua seleção.

De acordo com o informe sobre as transmissõ­es do Mundial, um total acumulado de 3,57 bilhões de pessoas assistiram pelo menos a um minuto dos jogos, o que representa 51,3% da população do planeta. Quase um terço desse total assistiu a pelo menos 30 minutos das partidas. O cresciment­o em comparação ao Mundial de 2014, no Brasil, foi de 2,2%.

Entre a população que assistiu mais de 30 minutos dos jogos, o total passou de 1,9 bilhão há quatro anos para 2,4 bilhões em 2018. Pelo levantamen­to, 3,2 bilhões de pessoas teriam visto os jogos pela TV, enquanto outros 309 milhões em plataforma­s digitais.

Em termos percentuai­s, são os sul-americanos os que mais assistiram, com 96,6% da população do subcontine­nte vendo pelo menos um minuto dos jogos. Na Europa, a taxa foi de 86%.

Mas, em termos absolutos, a audiência na Ásia registrou 1,6 bilhão de pessoas, 43% de todos os torcedores que acompanhar­am a Copa. Sozinha, a China, que sequer conseguiu se classifica­r ao Mundial, já correspond­e a 18% da audiência da Copa, com 655 milhões de pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil