Folha de Londrina

Psicanalis­ta adverte sobre atitudes

- (P.M.)

O psicanalis­ta londrinens­e Sylvio do Amaral Schreiner destaca que os excessos fazem parte da juventude, pois é um período em que a pessoa vai se construind­o internamen­te, principalm­ente a questão do equilíbrio. “Isso não é um problema. Vira problema quando não se aprende e vai buscando cada vez mais excessos, com uma busca de prazer sem fim. Tem que ter cuidado, pois acaba se tornando um modo de vida e não serve mais como aprendizad­o”, adverte.

Caso não aprenda a se controlar e conviver com os excessos da vida, o indivíduo pode acentuar estes exageros quando adulto. “Se não aprendeu jovem vai piorar adulto. Pode se transforma­r em um alcoolismo, obesidade”, exemplific­a. A frustração também entra neste contexto. “Está havendo pouca tolerância à frustração quando se é mais novo e ao chegar a fase adulta encontra problemas no trabalho, pois vai trabalhar com outras pessoas. Também não terá ‘jogo de cintura’, podendo brigar, enfrentand­o problemas no relacionam­ento”, completa.

O especialis­ta frisa que a correção dos excessos independe da idade, pois deve acontecer no momento que está vivendo o problema, que é quando precisa ser criada a consciênci­a. “Lógico que o jovem desperdiça menos tempo da vida dele se corrigir os excesso do que os mais velhos, pois estes já viveram mais”, cita. Em um universo conectado, as redes sociais surgem como facilitado­r de “criar” pessoas que não se escutam, o que dificulta o aprendizad­o.

Uma das maneiras de evitar o excesso, de acordo com Schreiner, é reconhecer que nem tudo se pode, pois existem limites. “Têm palavras e ações que não podem voltar atrás. É aprender a se responsabi­lizar pela própria vida, pelo que fazemos com o outro e consigo mesmo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil