Folha de Londrina

PARANAENSE

Times já treinam e fazem amistosos enquanto Athletico, Coritiba, Paraná e Londrina estão de férias

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Enquanto Athletico, Coritiba, Paraná e Londrina seguem em férias, as demais equipes se preparam para o Estadual de 2019

Enquanto os quatro grandes do futebol paranaense seguem em férias, as demais equipes já estão em preparação para o Estadual do ano que vem. O início antecipado dos treinament­os é uma arma dos demais times para igualar em campo o maior poderio financeiro de Athletico, Coritiba, Paraná e Londrina.

Os quatro times só se reapresent­am no início de janeiro, já que estiveram em campo até o fim de novembro e início de dezembro. Por outro lado, times como Operário, Maringá, Cianorte, FC Cascavel e Cascavel Recreativo já estão até fazendo amistosos como preparação. O Paranaense 2019 começa no dia 20 de janeiro.

De volta à elite do Estadual depois de dois anos - foi campeão da Divisão de Acesso em 2018 -, o Operário foi um dos primeiros times a iniciarem a preparação, ainda em novembro. Embalado por dois títulos nacionais seguidos - Série D em 2017 e Série C este ano -, o Fantasma manteve a base da última temporada e aparece como um dos favoritos para fazer uma boa campanha. Entre os remanescen­tes, estão jogadores importante­s, como o lateral Danilo Báia, os volantes Peixoto e Chicão e os atacantes Lucas Batatinha e Bruno Batata. Um dos principais reforços para a próxima temporada é o volante Jardel, ex-Londrina.

“A gente melhorou em relação ao último jogo-treino, principalm­ente no setor ofensivo, criamos mais movimentaç­ões e jogadas de finalizaçã­o. No estágio em que os atletas se encontram, é natural o cansaço, a perna um pouco pesada e alguns sentirem mais que outros. O jogo foi bom, houve evolução e a gente finalizou bem essa preparação”, afirmou o técnico Gerson Gusmão, após empate por 1 a 1 em jogotreino contra o Maringá, no sábado (22), no Willie Davids. No primeiro teste, o time de Ponta Grossa havia vencido o FC Cascavel por 1 a 0.

Com vaga garantida na Série D de 2019, o Maringá quer fazer um bom Estadual para entrar forte no Campeonato Brasileiro. A equipe da Cidade Canção trouxe o técnico Antônio Picoli para comandar o time e aposta em alguns jogadores experiente­s, como o centroavan­te Neílson, 31 anos, ex-LEC.

“Esta preparação antecipada visava justamente equilibrar um grupo não homogêneo no que diz respeito à parte física. Felizmente, vários chegaram antes e conseguimo­s isso. Agora vamos fazer mais três jogos-treinos, nos quais vamos poder testar formações diferentes e acertar a parte ofensiva”, frisou Picoli. O Maringá, que já havia feito um amistoso e vencido o Cambé por 4 a 0, estreia no Paranaense diante do Rio Branco, em casa.

O Cianorte começou a treinar no dia 27 de novembro e manteve 15 jogadores que atuaram na última edição do Paranaense. O treinador será Cristian de Souza, ex-Paraná Clube. A grande contrataçã­o do Leão do Vale foi a do centroavan­te Frontini, 37 anos. Com passagens por Santos, Goiás, Figueirens­e, Ponte Preta e Vitória, o atacante chega para ser o camisa 9.

“O Frontini é um jogador que vem para reforçar com experiênci­a e a capacidade de fazer gols. Por onde passou, foi artilheiro”, ressaltou o presidente do Cianorte, Lucas Franzato, ao site oficial do clube. No sábado, o Leão perdeu amistoso para o FC Cascavel por 1 a 0. O Cianorte será o adversário de estreia do Londrina no dia 20 de janeiro, no estádio Albino Turbay.

 ?? Rodrigo Araújo/Maringá FC ?? Maringá e Operário empataram em 1 a 1 em jogo-treino no Willie Davids no último fim de semana
Rodrigo Araújo/Maringá FC Maringá e Operário empataram em 1 a 1 em jogo-treino no Willie Davids no último fim de semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil