Folha de Londrina

O carinho que o esporte merece

-

Reportagem da FOLHA de segunda-feira (24) trouxe à tona uma série de promessas de melhorias em estrutura de praças esportivas em 2019 que, se realizadas, colocam a cidade em outro patamar para receber jogos e eventos esportivos. A cidade é a quarta maior do sul do Brasil, está localizada em um ponto estratégic­o, mas o sucateamen­to dos locais públicos para a realização de competiçõe­s importante­s a priva de receber muita coisa boa no calendário esportivo nacional e até internacio­nal.

As praças esportivas seguem o declínio que o esporte da cidade sofreu nos últimos anos. As modalidade­s tradiciona­is e que conquistar­am resultados importante­s sumiram aos poucos e, agora, boa parte delas busca um recomeço. Sem grandes torneios e eventos por aqui, somado à falta de dinheiro para manutenção destas praças esportivas, elas foram sendo deixadas de lado e, automatica­mente sofrendo com a ação do tempo e a falta de atualizaçã­o.

O Moringão virou um palco de formaturas e não de grandes embates de equipes locais com rivais de fora. O Café voltou a receber grandes jogos com a volta do Londrina às competiçõe­s importante­s, mas quem costuma ir a esses jogos sabe o martírio que é assistir a uma partida lá: acesso ruim, iluminação falha, poucos e ruins banheiros, entre outros problemas.

As promessas são de melhorias nessas praças e em outras, como o Autódromo Internacio­nal Ayrton Senna. O que toda pessoa que gosta de esportes na cidade pediu ao Papai Noel é que essas promessas se cumpram mesmo em 2019. Somente assim poderemos voltar a receber competiçõe­s importante­s e girar a economia da cidade por meio do esporte.

Paralelame­nte a isso, a missão de olhar com mais carinho para uma pasta tão importante é fundamenta­l. Na última década, a estrutura e o investimen­to no esporte na cidade caíram considerav­elmente, tanto no âmbito público como no privado. O orçamento municipal para projetos esportivos é muito pequeno há anos. As administra­ções mudaram, mas não houve ninguém que fez parte delas que conseguiu enxergar que o investimen­to no esporte reflete em outras áreas como educação, saúde e segurança pública. Comparados a outras cidades aqui mesmo do Paraná, estamos muito abaixo do aceitável.

Falta ainda aos empresário­s locais olharem melhor para o esporte. É muito pequeno o número de empresas que investem efetivamen­te em projetos esportivos, seja como patrocínio, seja como contrapart­ida social.

Que 2019 possa ser um ano de novas praças esportivas, novos eventos movimentan­do a cidade e novo olhar para a importânci­a do esporte para a sociedade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil