Folha de Londrina

O jornal Folha de Londrina

- IDIMÉIA DE CASTRO é professora da Rede Estadual de Ensino em Londrina Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessaria­mente a opinião do jornal. E-mail: opi

A Folha é um veículo de comunicaçã­o que traz muito orgulho para Londrina, região e para os paranaense­s em geral"

Sou leitora assídua e assinante há décadas da Folha de Londrina. Para mim, uma leitura obrigatóri­a de todos os dias. Quando viajo, o pessoal de casa guarda os exemplares, para quando eu voltar, ficar a par de tudo o que aconteceu. Poderia fazer a leitura on-line, mas pegar o jornal impresso, tocar, folhear, virar as páginas com as mãos, a satisfação é bem maior.

Começo lendo as manchetes da primeira página. Vou para a segunda, leio o Editorial, a Opinião do Leitor. Nesta coluna, vejo muitas pessoas que são participan­tes assíduas, como Antônio Carlos Pescador, Adoniro Prieto Mathias, Carlos Henrique Schiefer, Ildo Yukio Marubaysas­hi, José Pedro Naisser, Ludinei Picelli, Luiz Alberico Piotto, Manoel José Rodrigues, Moisés dos Santos, Nina Cardoso, professor Reinaldo Mathias Ferreira, Walter Costa Barroso, Wilson Oliveira Trindade etc.

Interessan­te a seção “Há 40 anos”, que nos faz recordar fatos e acontecime­ntos passados; o Espaço Aberto, a charge do Marco Jacobsen; o Informe Folha, as notícias sobre a política local, nacional e mundial - até há pouco tempo uma leitura difícil de fazer por causa de tanta corrupção no meio político. Em seguida, vou ler as colunas do Luiz Geraldo Mazza, do Cláudio Humberto e termino dando uma olhadela na Folha Esporte. No caderno Folha Economia, detenho-me na cotação do dólar e do euro, porque gosto de viajar. Em seguida, pego a Folha Cidades, leio tudo, assuntos importante­s da cidade e região. Vou para o Faleciment­os. Vejo a lista e... ah, ainda bem que não tem nome de pessoas conhecidas. Nome estranho, esquisito e diferente, você encontra ali. A coluna social do Oswaldo Militão e a Avenida Paraná, do Paulo Briguet, também são leituras obrigatóri­as. Vou para os Classifica­dos, dou apenas uma espiada. Deixo a Folha 2 para o final. Leio tudo, a parte cultural, a social do Thiago Nassif, “O cinéfilo fiel”, do Carlos Eduardo, nosso crítico de cinema e apenas os pensamento­s da coluna do João Bidu. Depois vou me deliciar com as tirinhas maravilhos­as do Edibar e do Theo; termino resolvendo as palavras cruzadas e o sudoku.

Na segunda-feira, leio a coluna do Abraham Shapiro, não sou do ramo, mas sempre se aprende alguma coisa. Na sexta-feira, aprecio os textos do “Lembranças com água na boca”, do Chef Taico, que antecedem suas deliciosas receitas. E no final de semana, quanta coisa boa pra ler !! Pego primeiro a Folha Rural, leio a crônica no Dedo de Prosa, porque de vez em quando eu escrevo, e a Célia Guerra (editora), gentilment­e, publica. Também são assíduos nesta coluna o Sidney Girotto, a Estela Maria, o Gerson Melatti, o Dailton Martins e outros. A Folha Mais vem com interessan­tes reportagen­s, como a das viagens de trem feitas por turistas no Sul do Paraná, “Para a eternidade”, “Ah, a infância”, “Em busca do espírito natalino”. Nesta última, foi entrevista­da uma ex-aluna minha, a Ana Carla Sitta, que falou sobre o Natal Luz de Gramado (RS), uma bonita matéria. Leio a Folha Gente, a Folha 2, terminando com as crônicas da Célia Musilli e do Pellegrini. O resumo das novelas não leio porque há muito deixei de assistir.

No aniversári­o dos 70 anos da Folha de Londrina, não poderia deixar de cumpriment­ar todas aquelas pessoas que fazem parte e trabalham no jornal, da diretoria até o entregador, ontem e hoje. Neste momento, recordo dos meus alunos o Adilson, o De Paula, o Reinaldo, o Renilson que trabalhava­m na Folha e estudavam no Colégio São Paulo na época do Militão e Laffranchi, na década de 70. Onde estarão eles?

A Folha é um veículo de comunicaçã­o que traz muito orgulho para Londrina, região e para os paranaense­s em geral. Agradeço por dar a nós todos a oportunida­de de participar do jornal. Que continue informando os seus leitores com ética, transparên­cia e credibilid­ade! Que Deus e a Mãe Rainha abençoem a todos da Folha de Londrina! Parabéns!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil