Folha de Londrina

Ano Novo com mergulho frio no Mar do Norte

- France Presse

Haia (Holanda)

- Milhares de pessoas mergulhara­m na água fria do Mar do Norte na terça-feira (1) para celebrar o Ano Novo na Holanda, onde, na véspera, uma fogueira gigantesca semeou o caos.

Como é tradição, no dia 1º de janeiro é organizado em todo o país um multitudin­ário mergulho nas águas do Mar do Norte, cujas temperatur­as não superam os 7ºC .

“Foi glacial”, exclamou Hillary, uma inglesa de 28 anos, na praia de Schevening­en, bairro balneário de Haia, onde 10 mil pessoas mergulhara­m, segundo os organizado­res.

As ruas de Schevening­en ainda têm vestígios do caos provocado por uma fogueira que acabou ficando fora de controle na noite de segunda-feira. Uma fogueira na praia feita com uma pilha de paletes de madeira, com 40 metros de altura, acabou com as chamas fora de controle devido a fortes rajadas de vento, o que gerou uma chuva de brasas e faíscas em todo o bairro.

As brasas e fagulhas causaram vários incêndios sem registro de vítimas, em meio a uma cidade onde escutava-se os fogos de artifício lançados por seus habitantes.

Os holandeses celebram todos os anos a mudança de ano com detonações ensurdeced­oras e descontínu­as de fogos de artifício em cada esquina.

Em Enschede (leste) um homem foi encontrado morto pouco depois da meianoite após uma explosão “gigantesca”, segundo testemunha­s. Outro morreu na localidade de Morra, provavelme­nte à margem dos disparos de fogos de artifício, de acordo com a polícia.

Outras duas pessoas também morreram, embora ainda não se saiba se há ligação com as celebraçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil