Folha de Londrina

Modernizaç­ão dos aeroportos é vantagem competitiv­a para o Estado

-

Oanúncio do presidente Jair Bolsonaro de que pretende privatizar 12 aeroportos, quatro terminais portuários e ferrovias, dá um sinal de que o setor de infraestru­tura (um dos mais problemáti­cos do País) poderá receber rapidament­e a atenção de que precisa. Na lista dos terminais aéreos estão Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa e Campina Grande (PB), no Nordeste. Na região Sudeste, Vitória (ES) e Macaé (RJ). Enquanto no Centro-Oeste, Cuiabá, Sinop, Rondonópol­is e Alta Floresta, todos no Mato Grosso.

Embora não estejam incluídos nos planos de Bolsonaro para 2019, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, apresentou uma sugestão ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para agilizar a privatizaç­ão dos aeroportos de Londrina e Foz do Iguaçu. A proposta dele é que o Estado assuma o controle dos dois terminais, hoje administra­dos pela Infraero, para na sequência abrir o processo de concessão.

A ideia do governo do Paraná assumir as rédeas de privatizaç­ão dos terminais de Foz e Londrina vem concordar com a aprovação, em caráter de urgência, em dezembro do ano passado, do projeto de lei que faz alterações na legislação estadual sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs). Ele foi apresentad­o pela então governador­a Cida Borguetti a pedido da equipe de transição de Ratinho e representa um avanço importante.

Os detalhes do modelo de privatizaç­ão dos aeroportos paranaense­s ainda não foram definidos, mas a FOLHA vê como positiva a proposta do Estado em buscar uma solução para a modernizaç­ão do terminal de Londrina, que sofreu uma ótima reforma recentemen­te, mas que hoje, aos 62 anos, sofre ainda com gargalos importante­s, como a falta de sistema de pouso por instrument­os.

Quanto ao aeroporto de Foz do Iguaçu, a necessidad­e de modernizaç­ão é urgente e inquestion­ável. Como lembrou Ratinho Júnior, o segundo destino turístico de estrangeir­os do País não tem uma pista que desça aviões internacio­nais.

Mais pessoas estão usando o transporte aéreo e com a tão esperada retomada da economia, o número de usuários deve crescer. A qualidade dos aeroportos é uma vantagem competitiv­a para o Estado e municípios que desejam crescer e atrair investimen­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil