Folha de Londrina

Chanceler demite novo presidente da Apex pelo Twitter

- Lorenna Rodrigues

Brasília -

Depois de o novo presidente da Agência de Promoção de Exportaçõe­s e Atrações de Investimen­tos (ApexBrasil), Alex Carreiro, ser demitido pelo Twitter pelo chanceler Ernesto Araújo, o nome do novo indicado para o cargo, embaixador Mario Vilalva, também chamou a atenção no setor. Enquanto Carreiro se destacou pelo currículo considerad­o “fraco” e por não falar inglês, o que chamou a atenção em relação a Vilalva foi o fato de ele e Bolsonaro já terem “se cruzado” antes.

Vilalva era embaixador no Chile em 2006, quando recebeu um telegrama do então deputado Jair Bolsonaro em que pedia à embaixada naquele país que transmitis­se sua mensagem de solidaried­ade ao neto do general Augusto Pinochet, Augusto Pinochet Molina, após esse ter sido afastado do Exército por ter feito pronunciam­ento no sepultamen­to do avô. Na mensagem, Bolsonaro ressaltava sua admiração por Molina não ter se curvado às “mentiras da esquerda” e falava do “saudoso” General Pinochet.

Após receber o documento, Vilalva pediu a seus superiores de Brasília “orientação sobre o procedimen­to a adotar”. A troca de telegramas foi divulgada pelo Grupo Estado em setembro do ano passado e disponibil­izada no site de acesso à informação do governo federal, responsáve­l por atender a pedidos de informaçõe­s e solicitaçõ­es de documentos públicos.

O pedido de Bolsonaro acabou sendo negado pelo Itamaraty em Brasília, o que, para fontes, poderia representa­r um obstáculo para que, agora, Vilalva seja efetivado no cargo de presidente da Apex. Em um segundo telegrama, a secretaria-geral do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, afirma que não pode transmitir mensagens pessoais.

“Vossa Excelência poderá informar ao Deputado Jair Bolsonaro que o Ministério não transmite mensagens pessoais, as quais deverão ser, caso deseje o parlamenta­r, encaminhad­as diretament­e aos destinatár­ios”, afirma a resposta de Brasília ao então embaixador chileno.

O general Augusto Pinochet assumiu a presidênci­a do Chile após um violento golpe de Estado em 1973, comandando o país até 1990. Ele morreu em 2006.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil