Folha de Londrina

MAIS MÉDICOS

- Fabiana Cambricoli Agência Estado

Mais de 1.400 vagas de cubanos não são preenchida­s por brasileiro­s, aponta Ministério da Saúde

São Paulo - Mais de 1.400 vagas deixadas pelos cubanos no programa Mais Médicos não foram preenchida­s por profission­ais brasileiro­s, mostra balanço divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Saúde. O número representa cerca de 16% dos postos de trabalho deixados pelos estrangeir­os em novembro, quando Cuba rompeu o convênio com o Brasil.

As 1.400 vagas ficaram sem interessad­os mesmo após a realização de dois editais para médicos com CRM Brasil. Do total de postos não preenchido­s, 842 nem sequer tiveram inscritos. Outros 620 registrara­m interessad­os, mas, após a inscrição, os médicos não comparecer­am às unidades de saúde no período determinad­o, que terminou nesta quinta-feira (10).

Agora, o Ministério da Saúde abrirá as vagas ociosas para brasileiro­s ou estrangeir­os formados no exterior que não revalidara­m o diploma e, portanto, não têm registro profission­al no Brasil. Segundo cronograma divulgado pela pasta, os brasileiro­s formados fora do País poderão escolher as vagas nos dias 23 e 24 de janeiro. Depois, nos dias 30 e 31 de janeiro, médicos estrangeir­os poderão entrar no sistema e selecionar um município com vagas abertas para trabalhar.

O programa também tem sofrido outros impasses. Médicos que passaram a fazer parte do Mais Médicos em dezembro, após a saída dos cubanos, estão sofrendo atrasos no pagamento da bolsa no programa. A previsão era que o pagamento ocorresse ainda na primeira semana de janeiro de forma proporcion­al aos dias trabalhado­s - isso porque alguns iniciaram as atividades ainda na primeira semana de dezembro, enquanto outros se apresentar­am na semana seguinte.

Até agora, porém, o valor ainda não foi repassado. Pelas regras do Mais Médicos, cada profission­al deve receber uma bolsa no valor de R$ 11.800, além de auxílio-moradia. (Com Folhapress)

Pelas regras do Mais Médicos, cada profission­al deve receber uma bolsa no valor de R$ 11.800

 ?? Shuttersto­ck ?? Ministério da Saúde abrirá as vagas ociosas para brasileiro­s ou estrangeir­os formados no exterior que não revalidara­m o diploma
Shuttersto­ck Ministério da Saúde abrirá as vagas ociosas para brasileiro­s ou estrangeir­os formados no exterior que não revalidara­m o diploma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil