Folha de Londrina

FEL firma parceria para gerenciame­nto esportivo

- Mie Francine Chiba Reportagem Local

A Prefeitura de Londrina assinou na sexta-feira (11) o primeiro convênio resultante do edital de chamamento público nº 002/2018, para apresentaç­ão de soluções inovadoras. Por meio do edital, divulgado pela FOLHA na última quarta-feira (9), a prefeitura abre a administra­ção pública para testes de soluções inovadoras desenvolvi­das por empresas londrinens­es, sem repasse financeiro. A Codel (Instituto de Desenvolvi­mento de Londrina) está à frente do processo, junto com o Senai e com o Sebrae, que compõem a comissão de avaliação das soluções inovadoras.

A primeira empresa selecionad­a para o convênio com a prefeitura é a Sport System, que possui um sistema de gerenciame­nto esportivo. A empresa implantará o sistema na FEL (Fundação de Esportes de Londrina), e por meio dele a administra­ção pública poderá ter acesso a um banco de dados com informaçõe­s importante­s sobre a prática de esportes, os atletas e a estrutura física esportiva de Londrina, explicou Antônio Carlos Gomes, fundador da Sport Training System junto com a filha, Danhara Gomes.

“O sistema é composto por várias áreas. Nós temos um bloco de seleção de talentos para o esporte, um bloco de controle desses talentos, avaliação física, avaliação nutriciona­l, médica, psicológic­a. É um banco de dados em que vamos conseguir saber a qualquer momento qual o perfil das pessoas que estão praticando esporte na cidade de Londrina”, afirmou Gomes. “Mas não é só isso. Também ajuda a fazer o controle de toda a estrutura física, quais são as quadras, piscinas da cidade de Londrina, em que situação estão elas. Será possível ver fotos no sistema. É um banco de informação que vai ajudar o município a melhorar a gestão do esporte.”

Fernando Madureira, presidente da FEL, disse que a implantaçã­o do sistema começa já no início de fevereiro, com o treinament­o das pessoas que irão utilizá-lo. O sistema então atenderá a todos os 80 polos esportivos de Londrina. “A ideia é fazer um acompanham­ento para ver a evolução de cada praticante de esporte e se precisa de alguma mudança, ajuste, suporte em relação à psicologia, nutrição, para que possamos ter fidedignid­ade para detectar nossos novos talentos.”

APROXIMAÇíO

Segundo Renata Passi, diretora de Ciência e Tecnologia da Codel, a ideia do edital de chamamento público para apresentaç­ão de soluções inovadoras veio quando a CEO do Sport Training System, Danhara Gomes, procurou o instituto em busca de uma parceria para validação da solução tecnológic­a na administra­ção pública. O edital então foi criado para aproximar empresas londrinens­es com soluções inovadoras para validação de suas soluções junto à prefeitura.

“Talvez a maior dificuldad­e seja testar um produto em uma situação real”, comentou Henry Carlo Cabral, gerente do Senai Londrina, sobre a dificuldad­e enfrentada por startups e empresas de soluções inovadoras. Para ele, a parceria gera um ambiente propício para os negócios. O prazo do convênio é de um ano, prorrogáve­l por mais um. Mas depois que as startups validam o seu modelo de negócio, elas estão aptas a vender sua solução para qualquer prefeitura, salienta Fabrício Bianchi, gerente do Sebrae/PR Regional Norte: “A grande oportunida­de que está aberta é trazer empreended­ores que se preocupam com soluções que podem tornar uma cidade melhor”.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, ressaltou que este tipo de convênio é inédito em Londrina: “Pela primeira vez na história, assinamos um convênio em que uma empresa privada, empresa de tecnologia, startup poderá testar seu produto em um órgão público”. O edital é válido por período indetermin­ado, e os proponente­s podem protocolar seus projetos a qualquer momento na Codel. A íntegra do edital pode ser consultada no site da Codel ou na edição nº 3.682 do Jornal Oficial do Município, disponível no portal da Prefeitura de Londrina.

Convênio com startup é o primeiro após edital da prefeitura para testes de soluções inovadoras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil