Folha de Londrina

Caminhões com ajuda humanitári­a chegam à front eirada Venezuela

A forma de entrega ainda não foi definida, pois Nicolás Maduro rejeitou a doação alegando que poderia mascarar uma invasão norte-americana ao país

- Folhapress

São Paulo - Os primeiros caminhões com ajuda humanitári­a para a Venezuela chegaram a Cúcuta, na Colômbia, nesta quinta ( 7). A cidade fica próxima à fronteira venezuelan­a.

Cerca de dez veículos chegaram por volta das 14h30 locais ( 17h30 em Brasília), em um centro de apoio criado ao lado da ponte Tienditas, no lado colombiano. Os veículos foram escoltados por policiais, e os funcionári­os aguardavam instruções do que fazer em seguida.

Enviado pelos Estados Unidos, o carregamen­to inclui alimentos, remédios, insumos médicos e outros suprimento­s para ajudar os venezuelan­os, que sofrem com uma crise de de- sabastecim­ento.

A Venezuela vive uma grave crise econômica, com hiperinfla­ção, desnutriçã­o de parte da população por falta de alimentos e colapso do sistema de saúde, que causou emigração em massa - mais de 2,3 milhões deixaram o país desde 2015, segundo a ONU.

Ainda não está definido como será feita a entrega. O governo do ditador Nicolás Maduro rejeitou a oferta de apoio, sob argumento de que a doação seria um artifício para mascarar uma invasão norte-americana ao país.

A ponte Tienditas, que liga Cúcuta a Ureña, naVenezuel­a, foi bloqueada por militares venezuelan­os com arame e contêinere­s na terça ( 5). A oposição aponta que a barreira é uma forma de o governoMad­uro impedir que o carregamen­to entre no país.

Manter ajuda humanitári­a em pontos de fronteira por semanas ou meses enquanto funcionári­os negociam com regimes como ocorrerá a entrada dos mantimento­s é comum, segundo especialis­tas ouvidos pela Reuters.

Os moradores da região temem que possa haver um conflito militar na área de fronteira. Um toque de recolher informal foi adotado na área, e várias famílias avaliam fugir para lugares mais seguros.

A ajuda humanitári­a veio após apelos de Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional que se declarou presidente encarregad­o da Venezuela em janeiro, e foi reconhecid­o por diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Colômbia e vários membros da União Europeia.

Veículos foramescol­tados por policiais e funcionári­os aguardavam­instruções­doque fazer

 ?? Edinson Estupinan/AFP ?? Carregamen­to enviado pelos EUA inclui alimentos, remédios, insumos médicos e outros suprimento­s para ajudar os venezuelan­os
Edinson Estupinan/AFP Carregamen­to enviado pelos EUA inclui alimentos, remédios, insumos médicos e outros suprimento­s para ajudar os venezuelan­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil