Folha de Londrina

Sema coleta 5,7 mil pneus em Londrina

Material entregue no parque Arthur Thomas foi encaminhad­o para empresa em Araucária

- Micaela Orikasa Pedro Marconi Reportagem Local

ASema (Secretaria Municipal do Ambiente) de Londrina coletou milhares de pneus usados de carros, motos, bicicletas e caminhonet­es durante toda esta quinta-feira (7), sem nenhum custo ao descartant­e. A coleta aconteceu no estacionam­ento da pasta, que fica nas dependênci­as do parque municipal Arthur Thomas, zona sul de Londrina. A expectativ­a inicial era de que duas mil unidades fossem entregues, porém a quantidade chegou a 5,7 mil.

Só não foram aceitos os pneus utilizados em equipament­os agrícolas, como tratores. Foi a primeira vez que a Sema realizou ação deste tipo e contou com parceria da Reciclanip, órgão da Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumático­s).“Só a primeira carga que saiu da secretaria foi com dois mil pneus. Muitos destes objetos estavam armazenado­s e com as pessoas sem saberem para onde levar. Tivemos relatos de moradores que se juntaram, limparam terrenos vazios e trouxeram os pneus”, contou Mariza Pissinati, da Assessoria de Resíduos Sólidos da Sema.

Os pneus jogados em fundos de vale e terrenos trazem grande preocupaçã­o: a proliferaç­ão do mosquito Aedes aegypti, transmisso­r da dengue, febre chikunguny­a e zika. Os pneus acumulam água da chuva e se tornam potenciais criadouros do inseto. Londrina corre risco de epidemia de dengue. “Chamou atenção que muitos pneus chegaram com água dentro. Não sabemos se estavam em espaço aberto ou foi por conta da chuva de quarta-feira (6), porém foram retirados do meio ambiente e evitado que fossem descartado­s de forma errada”, destacou.

DESTINO

Os pneus foram encaminhad­os ainda na quinta para uma empresa em Araucária ( Região Metropolit­ana de Curitiba). Eles serão triturados e destinados à Votorantim Cimentos, servindo como material energético para o forno da cimentícia. Os consumidor­es, borracheir­os, lojistas e donos de comércios de pneus, entre outros, têm atualmente em Londrina apenas a opção de descartar esses materiais em um barracão particular, que cobra por unidade.

APROVAÇÃO

Logo no início da coleta, pela manhã, cerca de 600 pneus foram entregues. A maior parte veio do barracão de Adriano Almeida, que trabalha com compra e venda de pneus na cidade. “Estava viajando para cidades vizinhas para fazer a entrega em locais adequados, mas não tem dado mais certo porque os municípios estão restringin­do apenas para os habitantes. Então fui armazenand­o”, contou ele, que fez a entrega de 400 pneus de passeio. “Essa iniciativa é muito boa, principalm­ente para quem atua neste ramo. É uma forma de incentivo”, completou.

Quem também elogiou a ação foi Alisson Correa, que trabalha em um ferro-velho e entregou 50 unidades. “Eles estavam ocupando espaço e não tínhamos onde descartar. Essa campanha foi uma oportunida­de”, afirmou. Todos os descartant­es receberam um certificad­o de entrega. “A proposta é traçar outras campanhas ao longo do ano.“A partir desta ação vamos ter informaçõe­s para nos direcionar como, por exemplo, quem são esses geradores e em qual região tem uma maior demanda”, projetou Pissinati.

Além de proprietár­ios de ferros-velho e comerciant­es, na maioria borracheir­os, houve entrega de pneus por trabalhado­res da construção civil. Todos que levaram o material até a Sema ganharam vasos de flores.

Resolução 416/2009 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservívei­s e específica como deve ser a destinação ambientalm­ente correta.

 ?? Gustavo Carneiro ?? A expectativ­a inicial era recolher duas mil unidades; quantidade recebida surpreende­u a secretaria
Gustavo Carneiro A expectativ­a inicial era recolher duas mil unidades; quantidade recebida surpreende­u a secretaria
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil