Folha de Londrina

Para entender a máquina pública

Servidores são alvo de especializ­ação sobre administra­ção municipal

- Edson Neves

Entender comofuncio­na a máquina pública. Este é um dos objetivos do curso de especializ­ação emadminist­ração municipal, que será ofertado este ano pela PUCPR, campus Londrina. Segundo a reitora, Nadina Moreno, a PUC realizou uma pesquisa de mercado e avaliou a necessidad­e de um direcionam­ento acadêmico para a área.

“O servidor público municipal temumplano de carreira, então foi pensado em um curso que faça com que esse servidor cresça dentro do seu cargo”, justifica. O públicoalv­o, de acordo com a PUC, também atinge os interessad­os em prestar concursos públicos não só em Londrina, mas em cidades vizinhas comoCambé, Ibiporã, Rolândia, Arapongas, Apucarana e Jataizinho, expandindo para servidores públicos das esfe- ras federal e estadual, e órgãos de controle.

Entre as disciplina­s, estão “Gestão do Sistema Municipal da Educação”; “Gestão do Espaço Urbano Municipal”; “Gestão de Pessoas no Setor Público”; “Ética” e “Administra­ção Tributária­Municipal”.

Nadina reforça que o campus de Maringá também pediu a oferta do curso. “A capilarida­de (do curso) é grande. Vamos procurar fazer algumas adaptações com as leis mais genéricas para poder receber alunos de outros estados”, completou. Na PUC Londrina, o curso será presencial e terá uma duração de até 19 meses, com aulas a cada quinze dias. As inscrições estão abertas e as aulas deverão começar em abril.

Compratica­mente os mesmos moldes do oferecido pela PUC, a Uenp (Universida­de Estadual do Norte do Paraná), campus Jacarezinh­o, oferece 30 vagas para este ano no curso “Direito Admi- nistrativo Aplicado a Pequenos e Médios Municípios”. A pró- reitora de pesquisa e pós- graduação, Vanderléia Oliveira, respondeu que a expectativ­a da Universida­de é que o curso tenha muita procura. “É de interesse da co- munidade há muito tempo, e o curso foi aprovado justamente para atingir gestores públicos, que acabam cometendo erros muitas vezes, não intenciona­lmente, mas por falta de conhecimen­to do aparato legal”.

O curso foi aprovado em dezembro do ano passado e o edital ainda não foi aberto pela Uenp, o que deve acontecer entre fevereiro e março, com 30 vagas disponívei­s. Assim como a PUC, as aulas deverão ser quinzenais.

 ??  ??
 ?? Shuttersoc­k ??
Shuttersoc­k

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil