Folha de Londrina

Paraíso sob risco?

-

O fato de o Paraná ter assinado a carta de secretário­s da Fazenda de mais oito estados (em muito pior situação do que a nossa), pedindo autorizaçã­o para reduzir carga horária e salários de servidores ao STF põe em xeque as seguidas proclamaçõ­es de que estamos numa boa fiscal. Esclarece Hudson José, titular da Comunicaçã­o, que a intenção do Paraná é de esclarecim­ento. Quer dizer, não está com a corda no pescoço, mas ainda longe da tranquilid­ade com seus dispêndios com pessoal da ativa e aposentado­s atingindo o limite prudencial de 94,20% para o Executivo de receita líquida.

Na Lei de Responsabi­lidade Fiscal, há dispositiv­os que permitem o corte que se encontram sob cautela de uma Ação Direta de Inconstitu­cionalidad­e a ser julgada no dia 27, daí a pressão especialme­nte do estado mais agônico, o de Goiás, já declarado em calamidade financeira.

Como se percebe, a reforma previdenci­ária é insuficien­te por mais abrangente que seja para ajustar as contas mesmo consideran­do a crise específica de estados e municípios que vêm se mexendo, no caso das aposentado­rias aumentando a contribuiç­ão e paralelame­nte estimuland­o a variável complement­ar.

O clima nada tem de terrorista, como julgam muitos habituados à tradição, e tem forte carga de realismo que de certa forma ajuda a manter esse background de apoio necessário e incontorná­vel à reforma chave.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil