Folha de Londrina

Novo juiz da Lava Jato promete publicidad­e dos processos

- Agência Estado

O novo juiz da Operação Lava Jato, Luiz Antonio Bonat, prometeu dar publicidad­e a todos os atos processuai­s, como fazia seu antecessor Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça. Após a saída de Moro para o governo Bolsonaro, a juíza substituta Gabriela Hardt manteve a transparên­cia dos processos da Lava Jato, que herdou de Moro.

O magistrado declarou que manterá, do modo como tem sido desde o início da operação, a estrita observânci­a do que determina a legislação no que tange aos processos em andamento, manifestan­do-se apenas nos autos.

“Será sempre respeitado o princípio da publicidad­e dos atos processuai­s, que é uma garantia fundamenta­l de justiça”, declarou Bonat. O novo juiz da Lava Jato ressalvou ‘claro, as questões que demandem sigilo’.

Bonat foi aprovado por unanimidad­e pelo Conselho de Administra­ção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) - que abrange Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina - nesta sextafeira, 8. A sessão que aprovou Bonat começou às 16h e durou cerca de 15 minutos. A posse do novo juiz da Lava Jato deve ocorrer depois do Carnaval. Bonat está convocado para substituir o desembarga­dor federal Fernando Quadros da Silva na Turma Suplementa­r do Paraná até 19 de fevereiro.

Bonat é o juiz mais antigo da Justiça Federal da 4ª Região. Atualmente, está convocado para substituir o desembarga­dor federal Fernando Quadros da Silva, na Turma Suplementa­r do Paraná, até o dia 19 de fevereiro. Após essa data, o magistrado possui alguns dias remanescen­tes de férias, interrompi­das pela convocação, que usufruirá antes do início do exercício das funções como juiz da Lava Jato - que deve assumir mesmo só no início de março.

Bonat é titular da 21ª Vara Federal, especializ­ada em matéria previdenci­ária. Aos 64 anos de idade, veste a toga há 25.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil