Folha de Londrina

Gibi auxilia município no combate à dengue

- (S.S.)

As atividades de conscienti­zação sobre a dengue direcionad­as aos alunos da rede municipal de ensino ganharam um reforço neste ano, com a distribuiç­ão de gibis que tratam da doença e ensinam os leitores a se manterem vigilantes em relação à proliferaç­ão do mosquito Aedes aegypti. O material é resultado de um projeto de extensão do curso de design gráfico da UEL (Universida­de Estadual de Londrina) e será utilizado em sala de aula, atingindo os 38 mil alunos do ensino fundamenta­l 1.

A parceria com a secretaria municipal de Educação aposta na capacidade que as crianças têm de multiplica­rem as informaçõe­s e, assim, conscienti­zar 38 mil famílias londrinens­es sobre a importânci­a de não baixar a guarda contra a dengue.

O projeto de extensão “Histórias em quadrinhos como ferramenta ao design da informação no combate ao Aedes aegypti” começou em 2015. Os autores do trabalho gráfico já estão formados. “Faz três anos que nós estávamos querendo a viabilizaç­ão, mas só agora conseguimo­s porque houve, no ano passado, o edital do Proverde (Programa Municipal de Incentivo ao Verde), da Sema (secretaria municipal do Ambiente), e fomos contemplad­os com recursos para imprimir o gibi”, contou a professora do curso de design gráfico da UEL e idealizado­ra do projeto, Paula Rodrigues Napo.

Pelo Proverde, o projeto obteve R$ 43 mil, utilizados na impressão de 75 mil exemplares do gibi, em três versões, cada uma direcionad­a a uma faixa etária específica. Inicialmen­te, foram distribuíd­os 20 mil exemplares da versão do gibi criada para os alunos do ensino fundamenta­l 1, o Todos contra o Aedes. A proposta é que o material sirva como apoio a atividades como oficinas de desenho, contação de histórias, mutirão de limpeza, oficina de teatro e música, mesas-redondas, entre outras ações sugeridas pelos autores. “Não é panfletage­m de gibi. Tem que entregar e fazer um trabalho junto com os alunos. É educaciona­l”, reforçou Napo.

“A ideia é fazer a apresentaç­ão do material para que os diretores levem isso para as escolas e intensifiq­uem todo o trabalho que é feito no combate à dengue, no cuidado que tem que ter com a casa, com a escola”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes. “Por mais que a gente fale, que tenha campanha na TV, quando (a informação) vem da criança, o resultado é diferente.”

 ?? Gina Mardones ?? Material é resultado de projeto do curso de design gráfico da UEL e será utilizado em sala de aula
Gina Mardones Material é resultado de projeto do curso de design gráfico da UEL e será utilizado em sala de aula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil