Folha de Londrina

Novo sistema minou desvios na Acesf, diz corregedor

- Isabela Fleischman­n Reportagem Local

Um ex-servidor da Fazenda, mas que era cedido à Acesf (Administra­ção de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), exonerado desde 2017, foi denunciado em janeiro pelo MP (Ministério Público) por ter desviado mais de R$ 800 mil em três anos: de 2013 a 2016.

Uma sindicânci­a da prefeitura apurou os desvios e demitiu o servidor. O contador emitia guia de recolhimen­tos de serviços para empresas e retinha os valores, de acordo com a sindicânci­a. Não é o único caso. Uma outra servidora da Acesf também foi exonerada em 2016 após a Corregedor­ia Municipal identifica­r um desvio feito pela funcionári­a em 2015 no valor de R$ 36.977,76. A corrupção evidenciou a fragilidad­e do controle financeiro da autarquia.

Segundo o corregedor­geral do município, Alexandre Trannin, depois dessas irregulari­dades a prefeitura fez auditorias para alterar os procedimen­tos de controle da Acesf. “Foi implantado um sistema de entrada e saída de recursos financeiro­s. Antes os pagamentos eram feitos diretament­e para o servidor. Hoje não”, garante.

O novo sistema, implantado em 2016, faz com que o pagamento seja bancário com guia de recolhimen­to, de acordo com Trannin. “O servidor não recolhe mais nada. A implantaçã­o desse sistema de recolhimen­to via guia impede a manipulaçã­o de todo o dinheiro pelo funcionári­o e garante a segurança dos recursos”, segundo o corregedor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil